Seminário Regional em Derrubadas fortalece a educação para as relações étnico-raciais
- dinizbenitesmarcos
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Derrubadas promoveu, na segunda-feira, 17, o III Seminário Regional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, reunindo profissionais da educação de sete municípios da região: Esperança do Sul, Tenente Portela, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, Miraguaí, Humaitá e Três Passos.
A equipe pedagógica da Escola de Educação Especial Recanto da Alegria- APAE esteve representada pela professora Lana Portz, Chariane Moresco, Liane Locatelli Luzinete Hannel e Claudiene Dantas.
O encontro reforçou o compromisso com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que orientam o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Realizado no mês da Consciência Negra (20 de novembro), o Seminário integra as ações formativas desenvolvidas ao longo do ano pelas escolas da rede municipal.
Nesta edição, o foco principal foi a cultura africana e afro-brasileira, evidenciada por meio de saberes, ancestralidade, história, arte e movimento. A programação contou com apresentações culturais de estudantes das escolas municipais e do Grupo Internacional de Capoeira Oxósse Karcará, de Frederico Westphalen, que encantou o público com sua energia e força ancestral.
A palestra da noite — “Ser Educador Antirracista: desafios, afetos e compromissos da docência” — foi ministrada pela professora Kátia Cristina Dias da Costa, da Editora Aprende Brasil. Mestre em Educação pela UFPR e especialista em história e cultura afro-brasileira e indígena, Kátia destacou o papel transformador do educador na construção de práticas que enfrentam o racismo estrutural, reforçando a importância do posicionamento, da responsabilidade ética e da intencionalidade pedagógica no cotidiano escolar.
A equipe pedagógica da Escola de Educação Especial Recanto da Alegria- APAE agradece o convite para participar do Seminário Regional em Derrubadas: Fortalecendo a Educação para as Relações Étnico-Raciais. É uma honra integrar este espaço de diálogo e aprendizado, contribuindo para uma educação mais inclusiva e comprometida com a diversidade.




APAE Tenente Portela









Comentários