top of page
BANER SITE PORTELA ONLINE ND.png
sicredi.jpg
abegg.jpg
I2410-097039---Peça---Mais-que-Uma-Escolha-Financeira.jpg
IMG_7261.JPG

Municípios da Região Celeiro contabilizam estragos pela passagem de temporal

ree

Municípios da Região Celeiro contabilizaram estragos por conta do temporal registrado na tarde deste domingo (16). Diversas cidades tiveram destelhamentos de residências e queda de árvores. Confira um resumo das cidades mais afetadas:


Esperança do Sul


Em Esperança do Sul, de acordo com a Administração Municipal, cerca de 50 residências foram danificadas em decorrência das fortes rajadas de vento. Não há feridos. Desde então, a prefeitura distribui lonas às famílias. A entrega está sendo realizada no Parque de Máquinas, mas caso alguma família necessite de apoio adicional, equipes da Administração Municipal estão à disposição para prestar atendimento e auxílio imediato às pessoas afetadas.


Tiradentes do Sul


Em Tiradentes do Sul, as informações apuradas junto à prefeitura são de que várias residências, em diferentes pontos, registraram estragos por conta do temporal. As equipes do Município percorrerão nesta segunda-feira o interior para contabilizar os danos. De forma emergencial, no domingo já foram entregues lonas às famílias que tiveram casas destelhadas. A entrega ocorreu junto à secretaria de Assistência Social.


Os locais mais afetados por destelhamentos ficam na sede do município, também há relatos de Linha Formosa, Esquina 8 de Julho, Lajeado Índios, além de chamados realizados de localidades como Porto Soberbo, Alto União, Epaminondas e Barreirinho. Por enquanto não há um número exato de casas e outras instalações destelhadas. Há registro ainda de quedas de árvores. Abaixo, imagens dos estragos em Tiradentes do Sul:


Sede Nova


A Defesa Civil de Sede Nova realiza um levantamento detalhado sobre os estragos provocados pelo temporal da tarde deste domingo (16). Pelo menos 11 instalações, entre residências e galpões, sofreram destelhamentos parciais. Os pontos mais afetados ficam no Bairro São José, Linha Coxilha Alta e Coxilha Floresta, segundo a coordenadora da Defesa Civil Jacinta Avozani.


O temporal com rajadas de vento iniciou por volta das 16h20min. Entre os estragos mais significativos, estão o destelhamento de uma residência em Coxilha Alta e de uma casa e garagem em Coxilha Floresta. Além de árvores e galhos quebrados em diversos pontos do município. Neste domingo mesmo a Defesa Civil já distribuiu lonas aos afetados.


Nesta segunda é realizado um levantamento completo para avaliar a dimensão dos danos e contabilizar recursos para repor os telhados danificados em Sede Nova. O telefone da Defesa Civil de Sede Nova para quem deseja comunicar estragos é o (55) 99626-4296. Confira, abaixo, imagens da Defesa Civil:


Três Passos e Tenente Portela


Segundo a responsável pela Defesa Civil de Três Passos, Cristiane Bertaluci, uma casa foi destelhada no município, na VRS-822, próximo ao pórtico de Esperança do Sul. A entidade entregou lonas aos moradores. Em Tenente Portela, na rua Tupis, um Escritório de Advocacia, teve a estrutura da platibanda, a grade e parte do muro que sustentava a estrutura, derrubadas devido à chuva e aos ventos fortes. Ninguém se feriu.


Santo Augusto


Em Santo Augusto, de acordo com dados da estação automática do Inmet, as rajadas de vento chegaram a 81,4 km/h por volta das 18h. Conforme o coordenador da Defesa Civil Willian Rafael Alves Rodrigues, ao menos quatro residências foram danificadas, com destelhamento parcial.


As famílias afetadas receberam atendimento imediato pelas equipes da prefeitura, que forneceram lonas para proteção das casas. Os bairros atingidos foram Leonízio Gonzatto, Getúlio Vargas e Santa Rita. Não há registro de feridos.


A ventania também provocou danos na torre de transmissão da rádio Jovem Pan Missões instalada em Santo Augusto.


Coronel Bicaco


O temporal também provocou diversos danos no município de Coronel Bicaco. De acordo com informações da Defesa Civil, várias residências foram atingidas no perímetro urbano. A Administração Municipal mobilizou equipes para prestar apoio imediato às famílias afetadas e auxiliar o Corpo de Bombeiros no corte e recolhimento de árvores que caíram sobre a BR-468, provocando bloqueios e transtornos no trânsito.


Os levantamentos sobre o número de famílias e pessoas atingidas ainda estão em andamento. Até a noite deste domingo, toda a área urbana de Coronel Bicaco permanecia sem energia elétrica.


Outras cidades da região


Em Três de Maio, houve bloqueios na ERS-342, nas proximidades do trevo da Pica-Pau, e também na BR-472, na saída para Boa Vista do Buricá. Situações semelhantes foram registradas ao longo da RS-344, no trajeto entre Tuparendi, Santa Rosa e Giruá, onde galhos e árvores caídas interromperam parcialmente o fluxo de veículos.


Vários bloqueios parciais também ocorreram ao longo da ERS-155 entre Ijuí e Santo Augusto na tarde deste domingo, assim como no percurso da BR-468 entre Santo Augusto a Campo Novo. Em Três de Maio, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências de queda de árvores e distribuiu lonas para cobrir pequenos danos em telhados em ao menos duas situações.


Em Humaitá, a Defesa Civil não recebeu nenhum relato de estragos no município. Pelo menos uma árvore de pequeno porte caiu na Avenida João Pessoa, em frente à prefeitura. Não há outras informações referentes a possíveis danos em Humaitá.


Há relatos, sem maiores detalhes, sobre estragos pontuais no interior de Campo Novo. Em Braga, a instabilidade climática provocou pequenos estragos no interior do município e queda de galhos de árvores na avenida central. Em Horizontina, teve destelhamentos de casas nos bairros Ouro Verde e Recanto do Sol.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Foto: Reprodução

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2024 Portela Online

bottom of page