top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Terceiro óbito por dengue é confirmado em Horizontina neste ano


Foi confirmado pela 14ª Coordenadoria de Saúde (CRS) com sede em Santa Rosa, após processo de investigação, que o óbito de um idoso de 83 anos de idade, morador de Horizontina, ocorrido no dia 21 de abril, no Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, teve como causa determinante, apesar de outras comorbidades, o agravamento do quadro de saúde em razão da dengue.


Este é o quarto óbito por dengue confirmado nos 21 municípios que compõem a 14ª CRS. E trata-se da terceira morte de morador de Horizontina. O outro óbito é de paciente de Boa Vista do Buricá. A 14ª CRS ainda investiga outros cinco óbitos suspeitos.


Os números de dengue na região seguem preocupando todas as autoridades em saúde:


O município de Horizontina possui 1.160 casos confirmados e 589 sob investigação totalizando 1.775. A cidade possui três mortes, das quatro registradas na região.


Santa Rosa tem 705 casos da doença, 1.197 sendo investigados, totalizando 1.937 pacientes notificados com os sintomas.


Já o município de Boa Vista do Buricá está com 376 casos, 131 ainda em investigação e 537 no total. A cidade teve um falecimento em razão da doença.


Novo Machado tem 72 pacientes positivados com dengue, 130 diagnósticos em investigação, totalizando 228 pessoas.


O município de Doutor Mauricio Cardoso tem 24 casos confirmados, 56 casos investigados, totalizando 94.


Tucunduva apresenta 22 casos positivos de dengue, 220 em investigação de diagnóstico e 248 no total.


Três de Maio confirmou até o momento 15 casos, está com 206 pacientes em investigação, totalizando 242 notificações.


A Coordenadoria de Saúde destaca que a maioria dos focos (65%), estão dentro das casas, em armazenamento de água da chuva como cisternas, caixas d’água, toneis, tambores ou barris. Também há grande incidência em depósitos móveis, como vasos e pratos de flores, garrafas e pequenas fontes ornamentais.


É indispensável para o controle do avanço dos casos, debelar o mosquito vetor (Aedes aegypti), acabar com seus criatórios, bem como proteger as pessoas infectadas, de picadas de mosquito, utilizando repelente, mosquiteiro, ou roupas mais apropriadas, que dificultem as picadas.


Medidas do município de Horizontina

Entre as medidas que duram mais de 30 dias, Horizontina adotou o monitoramento dos bairros por agentes de saúde e voluntários levando material informativo, pulverização de áreas com maior infestação, monitoramento por drone de possíveis criadouros, ampliação de médicos plantonistas de urgência no hospital entre 18h e 23h às sextas, sábados e domingos, bem como a partir desta segunda-feira, a ampliação do atendimento de uma Unidade de Saúde Plantão das 18h ás 20h de segundas a quintas, visando atender Dengue e Doenças Respiratórias em auxilio aos atendimentos diários dos postos e priorizando no hospital casos de urgência e emergência.


A prefeitura também reforçou a fiscalização e reduziu de cinco dias para um dia, o prazo para eliminação de focos do mosquito para aplicação de multa, que pode chegar a R$ 1.900,00, em caso de reincidência, inobservância ou evasivas para atender as notificações dos fiscais.


O Rio Grande do Sul já contabiliza quase o triplo de casos confirmados de dengue neste ano em relação ao mesmo período de 2021. É o que aponta o levantamento parcial de dados divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde até parte da semana epidemiológica 18, que vai até 5 de maio. Conforme essas informações, o Estado teve 19.159 confirmações em 2022, sendo que em 2021, no mesmo intervalo, eram 6.474.


Os dados são parciais, porque houve uma falha no sistema do Ministério da Saúde, que é onde os casos são contabilizados. Em razão disso, não houve o fechamento da semana epidemiológica 18 (que seria no dia 6 de maio). A SES aguarda a normalização nos próximos dias para realizar um comparativo com os casos que faltam.


O município de Três Passos, que integra a 2ª CRS, com sede em Frederico Westphalen, está com 24 casos positivos de dengue, segundo números atualizados da Secretaria Municipal de Saúde. O número de casos que estão sendo investigados deve ser confirmado ao longo do dia pela secretaria a pedido da nossa reportagem.


Fonte: Portal Folha Cidade

Foto: Divulgação


111 visualizações0 comentário
bottom of page