top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Tenente Portela fará a aplicação de inseticida com bomba costal em locais com alto índice de dengue

Uma reunião na manhã de terça, 23, traçou as novas estratégias de enfrentamento da dengue, em Tenente Portela. O encontro ocorreu no Centro Cultural e foi comandado por técnicos da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen. A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento mobilizou a participação de agentes de saúde e de endemias e servidores da Vigilância Sanitária.


Conforme a secretária, Lisete Bison, a partir das orientações da Coordenadoria, o Município seguirá intensificando o uso do “fumacê” e deverá entrar com a aplicação de inseticidas em paredes ou demais superfícies utilizando equipamentos costais. Essa metodologia é utilizada para o controle do aedes aegypti em pontos estratégicos e deverá ocorrer inicialmente nas residências localizadas nas regiões de maior incidência de casos de dengue, na cidade.


De acordo com a gestora da Saúde, estas ações não substituem a necessidade de engajamento da comunidade no combate à dengue. Lisete reforça que o combate ao mosquito, além de aplicação de inseticida, depende dos cuidados rotineiros nas residências. “O aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais. Portanto, é fundamental que o cidadão faça sua parte eliminando estes criadouros”, enfatiza a secretária.


A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 321 casos de dengue em Tenente Portela, em 2024. O dado faz parte do boletim epidemiológico de segunda, 22.


Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela


225 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page