top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Tenente Portela decreta situação de emergência devido ao vendaval do dia 29 de dezembro

Tenente Portela decretou situação de emergência devido ao vendaval que atingiu o Município no último dia 29. O decreto executivo (Nº 02/24) foi assinado nesta sexta, 05, pelo prefeito, Rosemar Sala. A medida leva em consideração os danos provocados pelo evento meteorológico adverso que assolou praticamente todo território portelense.


Conforme laudos apresentados pela Secretaria de Assistência Social, pela Defesa Civil e pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura, cerca de 280 moradias foram atingidas, sendo a maioria no perímetro urbano e na Terra Indígena do Guarita.


Também foram constatados estragos em residências e instalações rurais. Foi registrado ainda danos em pelo menos sete estabelecimentos comerciais ou industriais e em seis prédios públicos (escolas e unidade de saúde). Sedes de entidades, também foram atingidas.


Além de destalhamentos, os fortes ventos resultaram na queda de dezenas de árvores e postes de energia elétrica. Inúmeras localidades permaneceram sem luz por até quatro dias, o que procedeu em consideráveis prejuízos. Diante deste problema, o próprio prefeito esteve em contato permanente com a Rio Grande Energia, reivindicando a normalização do serviço. A concessionária, por sua vez, relatou que este foi um dos mais severos vendavais dos últimos anos, o que justificou a dificuldade em restabelecer o fornecimento em algumas regiões.


No momento da assinatura do decreto, Rosemar Sala, aproveitou para agradecer o empenho de todos os envolvidos nas ações de enfrentamento. O chefe do Executivo mencionou, em especial, os servidores públicos municipais, os integrantes da Defesa Civil, os servidores do escritório local da Emater, o grupo de Bombeiros Voluntários, as forças policiais e demais cidadãos que participaram da força-tarefa de apoio aos atingidos e de recuperação da cidade.


A partir da decretação de situação de emergência, conforme o prefeito, o Município espera receber recursos por parte dos governos Estadual e Federal para minimizar os efeitos do desastre climático. A intenção é auxiliar principalmente as famílias que precisam de telhas de fibrocimento para restaurar os telhados de suas moradias.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela


Comments


bottom of page