A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira das Missões-RS informa que foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul o primeiro caso de Zika vírus contraído por uma moradora da cidade, trata-se de uma pessoa adulta residente na região central da cidade.
Com o registro do primeiro caso confirmado, o município é classificado como estado de alerta para ZIKA VÍRUS. A Secretaria Municipal de Saúde continua com as atividades de vigilância e controle de vetor, visando informar e orientar a população, além de acompanhar a evolução de todos os casos envolvendo doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde também alerta sobre os cuidados, entre eles:
eliminação de criadouros do Aedes aegypti; uso de repelentes, principalmente gestantes e grupos de risco; telar ralos externos e janelas e portas;
É importante que os moradores recebam os agentes de saúde e de endemias em suas residências para vistoria. Assim, a população será melhor orientada e os riscos de proliferação do mosquito serão reduzidos.
Também estão sendo planejados mutirões de limpeza, o cronograma dos próximos dias será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.
Não há como vencer o mosquito sem que cada um faça sua parte. Todos juntos contra o Aedes aegypti
Prefeitura de Palmeira das Missões
Commentaires