top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Primeira de duas frentes frias traz chuva e risco de temporais ao RS


O tempo já começou a mudar no domingo no Rio Grande do Sul com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva em algumas regiões com áreas de instabilidade que avançaram a partir do Nordeste da Argentina e ingressaram com chuva e trovoadas ainda durante a manhã pela Fronteira Oeste gaúcha.


A grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul ocorre nesta segunda-feira com o avanço de uma frente fria a partir da Argentina e que no começo da noite deste domingo estava atuando entre o Norte da Patagônia e a província de Buenos Aires.


A frente fria traz muitas nuvens, chuva e trovoadas de manhã no Oeste e no Sul gaúcho enquanto na Metade Norte o sol aparece com nuvens. Na faixa central do estado, o que inclui Porto Alegre, sol e nuvens com chance de chuva isolada e passageira.


A frente avança pelo território gaúcho entre a tarde e a noite, o que vai levar chuva e trovoadas a todas as regiões até o final desta segunda. Risco de chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo no deslocamento da frente fria pelo estado gaúcho, uma vez que os dados indicam potencial para nuvens carregadas com características de tempestades. Em Porto Alegre e região, a instabilidade maior na segunda-feira se dará à noite, no fim do dia. No Oeste e no Sul, onde chove desde cedo, a temperatura se eleva menos. No Centro e na Metade Norte, tempo abafado com rajadas de vento Norte.


A MetSul Meteorologia adverte que as rajadas de vento Norte em alguns pontos antes da chuva podem ser de forte intensidade, atingindo valores entre 70 km/h e 90 km/h, o que vai elevar fortemente a temperatura. Na terça-feira, a frente fria se desloca mais para Norte com muitas nuvens e chuva no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e pontos do Oeste e do Sul de São Paulo.


No restante do território gaúcho, o tempo tende a apresentar melhoria. Ao avançar para Norte, o sistema frontal provocará chuva localmente a forte e não são descartados temporais isolados, sobretudo no Mato Grosso do Sul.


A segunda frente fria vai avançar pelo Centro-Sul do Brasil entre quinta e sexta-feira, precedendo uma forte massa de ar polar, e deve trazer chuva acompanhada de temporais, com alto risco de vendavais, em diversos estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.


A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/primeira-de-duas-frentes-frias-traz-chuva-e-risco-de-temporais/ .


Fonte: Metsul Meteorologia


364 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page