top of page
sicredi.jpg
9F9D420A-CA1E-46D6-A1EA-8FF54C9708DC.png
abegg.jpg
I2410-097039---Peça---Mais-que-Uma-Escolha-Financeira.jpg
7C29A757-E67A-4C71-BE94-AEE757697B47.png

Polícia Federal deflagra operação para conter violência em terra indígena no Norte do RS

  • 1 de nov. de 2023
  • 1 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (31/10), a segunda fase da Operação “Menés”, para o cumprimento de 58 ordens judiciais na região Norte do Rio Grande do Sul. O objetivo da ofensiva, segundo a corporação, é restabelecer a ordem pública e apurar a autoria de sucessivos crimes graves, cometidos em virtude da disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble.


A ação mobiliza 160 policiais federais e 90 integrantes da Brigada Militar, do Comando Rodoviário e do Corpo de Bombeiros Militares, para o cumprimento 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva na reserva e na cidade de Cacique Doble, e na TI Monte Caseiros, no município de Caseiros.


A onda de conflitos na reserva indígena teve início em agosto do ano passado, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente e permanecem encarcerados.


Mesmo com o estabelecimento de nova liderança, diversos crimes continuaram sendo cometidos, como tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e indícios de formação de milícias privadas, motivados pela disputa entre grupos rivais. Apesar da presença das forças policiais, houve o fechamento temporário da escola indígena pela Coordenadoria Regional de Educação e do posto de saúde indígena, face a possibilidade iminente de novos conflitos armados.


Fonte: Rádio Guaíba

Foto: Polícia Federal / CP


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2024 Portela Online

bottom of page