top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Policiais Militares Ambientais inspecionam lago com possível presença de serpentes sucuris em Roque Gonzales

Nesse domingo (14/04), a PATRAM realizou averiguação juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, quanto a possível presença de serpentes da espécie sucuri na área alagada do lago artificial da UHE Passo São João – leito do Rio Ijui.


Durante as diligências, que continuaram no dia de hoje (15/04), não foram localizadas as referidas serpentes, como também, nenhuma movimentação que indicasse a presença destas na água ou nas margens do lago.


Os moradores ribeirinhos foram orientados quanto a cautela em navegar com embarcações no local e circular nas margens do alagado afim de evitar acidentes indesejados, assim como, a acionar a PATRAM caso avistem as serpentes.


Cabe salientar, que sendo localizadas, não haverá a sua remoção, apenas o monitoramento, visto se tratar de animal silvestre, que tem o direito de viver em seu habitat natural, que em regra, no caso das sucuris, é nas proximidades de rios ou áreas alagadas.


Além disso, toda Área de Preservação Permanente do lago da UHE Passo São João é destinada como corredor ecológico para manter a biodiversidade.


Fica a dica: Em seu artigo 29 a lei 9605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, estabelece que é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.


Ainda, em seu parágrafo 3°, estabelece que são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.


Foto: Sd Rafael e Sd Manganeli

Fonte: Sgt Fernanda

Comando Ambiental: o braço verde da Brigada Militar

Comentários


bottom of page