top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Néctar Cultural - Por Carlos Staczewski (Rabiscos do Silêncio)


As abelhas são o grande exemplo de cooperação, união e trabalho. Dentro destes adjetivos elas sempre estão na ativa, obedecendo a ABELHA RAINHA e com seu instinto natural cada uma age cumprindo seu papel que a natureza lhe oferece com sua generosidade.

Elas se dedicam e estão divididas em grupos, umas saem pra captar o néctar das flores, outro grupo fica fazendo a limpeza da colmeia e cuidando pra que outros insetos não venham a prejudicar a boa produção do mel, outro grupo ainda faz vento pra ventilar o ambiente fazendo movimento com as asas.

Existe uma união de valores entre elas. Porém elas, com toda a gentileza, prestam grandes favores à humanidade, pois ao fazerem a polinização das flores, acontece a união dos gametas masculinos e feminino, dando origem às sementes e frutos que colocamos em nossas mesas.

Diante deste interessante universo o ser humano também pode fazer coisas diferentes com a união de valores e valorizações. Este é um exemplo que poderemos aplicar a Escola Sepé Tiaraju de Tenente Portela em vista da XXVII FEPORLI - Feira Portelense do Livro, cujo sucesso foi regrado pela organização no envolvimento positivo de cada participante que desempenhou sua função interessado em dar o melhor de si para o bem de todos.

Mas para um evento desta abrangência foi longo o tempo de preparação, no envolvimento, da busca de ideias... E lá estava a “rainha”, a diretora Giovana Splendor Maciel, para instruir as outras (os) professoras (as) na busca do néctar da organização. E tiveram que voar nas flores dos jardins, árvores e plantas representando o mundo das ideias, enfrentando cansaços dos ventos contrários aos seus voos, mas sempre com o mesmo objetivo de levar e trazer motivação à colmeia que é a própria Escola Sepé.

E assim como cada feira proporciona oportunidades para apresentação de trabalhos nas oficinas, lançamentos e novas obras, exposições de livros, na realidade dos novos favos de motivação, neste ano tivemos os lançamentos dos livros: Um dia com YGOR, do autor Ygor Capelari com a organização da professora Salete Welter Meeires e Chamas de Flores da autora Janet Zimmermann, também apresentação da coletânea de poesias da professora Marlene Serilei Staub, e uma amostra do meu novo livro, Cantinho Filosófico II.

Entretanto, em cada Feira acontece o envolvimento de pessoas que se dedicam na organização, são: professores, funcionários, estudantes, todos doando seu tempo para o bom andamento do evento. E como se fossem abelhas, uns trabalham na ornamentação, outros na limpeza e outros na busca do néctar cultural que são os convites, divulgações. Assim fazendo a politização do conhecimento nas outras escolas, nos municípios vizinhos, nos favos das consciências das crianças, adolescentes e famílias.

E cada escola tem seus(as) professores(as), os quais com seu amor pelas abelhinhas estudantes ensinam e aprendem com uma simpatia louvável, acompanhando nas suas salas de aula, nas feiras, em outros eventos e passeios. É muito bacana ver nestes eventos os professores dirigindo suas turminhas com alegria, mostrando e vendo tudo o que é apresentado. Cobrindo os olhares de emoções e expectativas.

Parabéns a escola Sepé Tiaraju pela organização deste grande evento que inseriu muitos valores com a inclusão marcante, contribuindo com a polinização das ideias que fazem germinar sementes e frutos novos no mundo da Educação. Foram três dias de intensas atividades num movimento sadio, respeitoso e harmonioso.

Todos puderam marcar presença ajudando, apresentando, expondo ou simplesmente estando presente, num vai e vem simultâneo, cada um fazendo sua parte, com objetivo de fazer da colmeia (escola) lugar de conhecimento na prática onde a vida com seus voos corretos vai atingindo. Quando se fala em feira, as pessoas se sentem atraídas, pois é algo motivador, que aquece a vontade de participar numa ventilação cultural recheada de diferentes apresentações, abordagens e produções.

Commentaires


bottom of page