top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Jato traz calor se 32°C na madrugada, chuva forte, raios e granizo para o RS


A sexta-feira começou com temperatura altíssima em parte do Rio Grande do Sul na madrugada e possivelmente com as maiores marcas deste ano em algumas cidades na faixa entre 3h e 7h da manhã, superando, inclusive, as da onda de calor de janeiro. Efeito de uma corrente de jato que precede uma frente fria e que traz ar muito quente e vento Norte com aquecimento adiabático (induzido pelo relevo).


A temperatura na madrugada não baixou de 23,5ºC em São Luiz Gonzaga, 23,1ºC em Santa Rosa, 23,0ºC em Ibirubá, 22,4ºC em Frederico Westphalen, 22,2ºC em Soledade, 21,7ºC em Cruz Alta, 21,4ºC em Bento Gonçalves, 20,7ºC em Santa Maria, 20,6ºC em Santo Augusto, 20,2ºC em Passo Fundo, 20,1ºC em São Vicente do Sul e Santiago, e 20,0ºC em Porto Alegre e São Borja.


Ao contrário de esfriar, que é o normal, a madrugada teve aquecimento e marcas acima de 30ºC em diversas cidades gaúchas. Em Santa Maria, por exemplo, a temperatura esteve acima de 30ºC entre 1h e 4h da manhã com máxima de 31,0ºC. Teutônia teve marcas acima de 30ºC entre 2h e 4h da manhã com pico na estação oficial de 30,3ºC. Em Campo Bom, a temperatura passou de 30ºC às 4h da manhã e seguiu até meados das 7h com pico de 31,8ºC entre 7h e 8h.


Estações automáticas particulares registraram temperaturas na madrugada ou no amanhecer desta sexta-feira acima de 30ºC com registros de 32,2ºC em Parobé, 31,1ºC em Venâncio Aires, 30,6ºC em Taquara, 30,5ºC em Teutônia e 30,2ºC em Santa Cruz do Sul.


Várias outras cidades dos vales e do Noroeste anotaram marcas de 27ºC a 30ºC na madrugada.


Em Porto Alegre, a temperatura atingiu no Jardim Botânico 26,3ºC às 5h da manhã depois de começar o dia à 0h com 22,2ºC. O motivo para o calor incomum na madrugada é uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento que precede a frente fria e se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, trazendo ar quente. Por isso, várias cidades de vales e serranas registraram vento Norte com rajadas no começo do dia. Em Teutônia, as rajadas passaram dos 70 km/h.


O ar por demais quente, com temperatura no nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) acima de 20ºC na madrugada e no começo da manhã, gerou áreas de instabilidade em vários locais do Rio Grande do Sul. Não é chuva associada ainda à frente fria, uma vez que ocorre com elevada temperatura e sem rotação do vento para Sul.


A frente fria vai avançar pela Metade Norte do estado somente entre a tarde e a noite com rajadas de vento e acentuada queda da temperatura com frio à noite. A atmosfera superaquecida pelo jato de baixos níveis antes da frente fria forma nuvens de maior desenvolvimento vertical (carregadas), capazes de gerar chuva isolada forte a torrencial com muitos raios e que pode vir acompanhada ainda de queda de granizo e ocasionais rajadas de vento, mas o risco maior é chuva forte e granizo.


O ar quente funciona como “combustível” para a instabilidade. Quanto mais aquecida a atmosfera, maior o potencial de convecção (movimento ascendente do ar na atmosfera), o que gera as nuvens carregadas. Por isso, sob atmosfera superaquecida como no começo desta sexta, é alto o risco de pancadas fortes a torrenciais com muitas descargas atmosféricas e granizo. No começo da manhã, pilotos reportaram turbulência severa na aproximação final na fonia do Aeroporto Salgado Filho.


Algumas aeronaves não conseguiram aproximar do aeródromo e, por segurança, decidiram ficar à espera da melhora das condições atmosféricas. O comandante de uma das aeronaves que pousou informou pelo rádio que grande parte dos passageiros vomitou em consequência da turbulência severa.


Houve queda isolada de granizo na Região Carbonífera.


A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/jato-traz-calor-de-32oc-na-madrugada-chuva-forte-raios-e-granizo/


Fonte e foto: Metsul Meteorologia

Comments


bottom of page