A etapa final do calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 começa na próxima semana. Os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do imposto devem ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo.
Em 2022, diferentemente de anos anteriores, todos os vencimentos vão ocorrer na última semana do mês de abril – garantindo, assim, um prazo maior para o cidadão quitar o tributo. Os veículos com placas de final 1 e 2 terão como data limite a segunda-feira (25). Os números seguintes vencem ao longo da semana, se encerrando na sexta-feira (29).
O calendário de pagamento antecipado com descontos totais se encerrou no dia 31 de março. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com o calendário de parcelas aberto até junho.
Atraso de pagamento
O contribuinte que não pagar o tributo em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (se tiver direito), terá multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Após a inscrição em dívida ativa, que ocorre após 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.
Fonte: Rádio Guaíba
Comentarios