O Governo Federal reconheceu na última semana, por meio de publicação no Diário Oficial da União, o estado de calamidade pública em Sede Nova por conta dos estragos ocasionados por vendaval. Humaitá também está na lista de cidades cujo decreto de emergência foi reconhecido pela União devido aos estragos provocados pelo desastre natural.
Alguns municípios da região acumulam prejuízos, tanto na cidade como no interior, após a passagem do ciclone extratropical na tarde do último dia 12 de julho, quarta-feira. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com a valor ser liberado. Fonte: Rádio Alto Uruguai
Comentários