top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Frente fria muda o tempo nesta segunda-feira após calor de 39°C em pleno inverno


Vai dizer que não parecia verão hoje? Foi mais quente que a maioria dias do verão em cidades dos vales e da Grande Porto Alegre com uma massa de ar muito quente cobrindo o Rio Grande do Sul neste domingo. Em um dia ainda de inverno que, pelo critério astronômico, só termina dia 23.


O tempo, entretanto, reserva mudanças e a semana promete chuva e uma alta frequência de temporais isolados. A maior máxima na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia no estado neste domingo foi de 37,2ºC em Campo Bom.


Na Capital, a máxima foi de 36,0ºC no Jardim Botânico. Estações automáticas particulares, por sua vez, indicaram neste domingo máximas de 39,2ºC em Parobé, 38,1ºC em Vera Cruz, 37,4ºC em Teutônia, 37,3ºC em Colinas, 37,2ºC em Taquara, 37,2ºC em Venâncio Aires, 37,0ºC em Três Coroas, 376,9ºC em Santa Cruz do Sul, 36,6ºC em São Leopoldo, 36,4ºC em Porto Xavier e Gravataí, 36,3ºC em Santa Rosa e 35,6ºC em Porto Vera Cruz.


Mas, infelizmente, chega ao fim a curta trégua da chuva. Após o lindo fim de semana de sol e muito calor, o tempo muda nesta segunda no Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria. O tempo se instabiliza com chuva e trovoadas no Oeste e no Sul ainda cedo. Ao longo do dia, a chuva avança para as demais regiões do estado e será irregular na distribuição.


Alerta-se para o risco de temporais isolados de vento e granizo assim como para chuva forte localizada. Ainda estará muito quente no começo do dia. Na Metade Norte, segue quente o dia inteiro. No Oeste e no Sul, refresca com a chuva. Esta segunda será o começo de uma longa sequência de dias com instabilidade no Rio Grande do Sul.


A MetSul Meteorologia alerta para semana de tempo severo no Sul do Brasil e chuva novamente com volumes altos, em particular aqui no Rio Grande do Sul. A instabilidade se dará sob ar quente, favorecendo nuvens carregadas com alta frequência de tempestades, algumas fortes a severas.


Com bolha de ar quente no Centro da América do Sul e baixas pressões, a instabilidade ficará retida no estado e recebendo energia do ar tropical que formará temporais. Haverá a sucessiva formação de áreas de instabilidade com intervalos de melhoria com sol e abafamento.


Espera-se chuva em todos os dias desta semana no estado, o que não significa choverá o tempo todo em todas as cidades na msma hora. Os acumulados de chuva só desta semana vão atingir a média histórica de chuva do mês todo em alguns locais. São esperados registros de chuva nesta semana perto e acima de 100 mm em diversas cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho com 150 mm a 200 mm em algumas.


A cidade de Rio Grande sofria com alagamentos pelo alto nível da lagoa. Haverá ainda frequentes temporais isolados ao longo da semana com muitos raios, chuva forte, vento forte e granizo. Grande número de cidades gaúchas pode ter queda de granizo nesta semana e em alguns pontos as pedras de gelo podem médias a grandes, acumulando no terreno e com risco de danos.


Fonte: MetSul Meteorologia

Foto: Neia Benites - MB Notícias

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/frente-fria-muda-o-tempo-amanha-apos-calor-de-39oc-em-pleno-inverno/ .

1.309 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page