top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Frente fria muda o tempo após calor de quase 34°C


O Rio Grande do Sul teve um domingo com cara de verão em que a temperatura bateu nos 30ºC na maioria das regiões gaúchas. Após um sábado em que o calor se concentrou no Oeste, Noroeste e o Norte do estado, com máxima de 32,9ºC em Porto Xavier, o ar quente dominou o estado durante este domingo. Uma grande massa de ar quente cobre o Brasil, a Bolívia, o Paraguai e o Norte e Nordeste da Argentina.


Com correntes de vento de Norte, na véspera da chegada de uma frente fria, ar ainda mais quente e seco ingresso no Rio Grande do Sul e trouxe, como se previa, o dia com cara de verão. As máximas atingiram na tarde de hoje 33,7ºC em Parobé, 33,0ºC em Vera Cruz, 32,6ºC em Estrela, 32,4ºC em Venâncio Aires, 32,3ºC em Taquara e Santa Cruz do Sul, 32,2ºC em Campo Bom, Passo do Sobrado e São Borja e 32,1ºC em Colinas. Fez ainda ontem à tarde 31,9ºC em Santa Rosa, 31,7ºC em Uruguaiana, Teutônia e Porto Vera Cruz, 31,6ºC em Canoas, 31,4ºC em São Leopoldo, 31,3ºC em Rio Pardo e Gravataí, 31,1ºC em Santa Maria, 30,7ºC em São Luiz Gonzaga, 30,6ºC em Maçambará, Restinga Seca, Agudo, São Borja e São Francisco de Assis, e 30,1ºC em Viamão.


Já Porto Alegre teve máximas de 30ºC a 31ºC em todos as regiões da cidade, inclusive nas áreas do cinturão verde do Sul da capital. Belém Novo, por exemplo, anotou 30,2ºC enquanto no Lami a máxima foi de 30,6ºC. Foi a tarde mais quente em Porto Alegre desde 12 de abril, quando a máxima chegou a 33,9ºC no Jardim Botânico. Fazer calor em agosto não é incomum no Rio Grande do Sul.


Em Campo Bom, por exemplo, onde hoje a máxima passou dos 32ºC, desde o começo das medições na estação oficial em 1984 apenas os anos de 1987, 1998 e 2018 não anotaram máximas acima de 30ºC na cidade. O recorde de calor de agosto em Campo Bom é de 36,1ºC, observado no ano de 2021. Entardecer deste domingo em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Temperatura passou dos 28ºC em pontos da Serra.


Em Antônio Prado, por exemplo, a máxima foi de 28,7ºC. Caxias teve 27ºC em alguns bairros. Gramado teve locais em que os termômetros marcaram 28ºC durante a tarde.

Muita gente no parque do Pontal no fim da tarde deste domingo, em Porto Alegre. Não fazia tanto calor há meses na capital gaúcha com máxima que chegou aos 31ºC durante a tarde após um começo de domingo com forte nevoeiro.


O calor, entretanto, não permanece durante a semana. Duas frentes frias vão chegar ao Rio Grande do Sul nesta semana, trazendo marcas mais próximas do que é normal para a época do ano. A primeira já traz mudanças no tempo neste começo de semana. Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul hoje e traz aumento de nuvens e chuva para todas as regiões nesta segunda-feira. A chuva, em geral, terá baixos volumes. O tempo melhora já durante esta segunda com o retorno do sol após a chuva no Oeste e no Sul. À noite, o tempo estará aberto também no Centro do estado, mas a Metade Norte seguirá com muitas nuvens. Ar mais frio ingressa e a temperatura cai acentuadamente. Em alguns pontos, o ar frio chega com vento moderado com ocasionais rajadas fortes. As máximas ocorrem no começo do dia e as mínimas se dão na maioria das cidades no fim do dia, quando faz frio.


A segunda frente fria vai avançar pelo território gaúcho entre sexta e sábado. A massa de ar frio que acompanha esta primeira frente fria não é forte, mas será suficiente para derrubar a temperatura. Já a incursão de ar frio no próximo fim de semana é mais intensa e será responsável por trazer mínimas baixas e formação de geada no estado, afinal ainda é inverno.


Fonte: MetSul Meteorologia

Foto: Sandro Medeiros/Portela Online


378 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page