Estado amplia apoio hídrico em 35 municípios; São Martinho, Tenente Portela e Tiradentes do Sul estão na lista
- dinizbenitesmarcos
- 3 de dez.
- 2 min de leitura

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, concluiu a primeira rodada de assinaturas dos Termos de Compromisso do Programa Desenvolve RS Rural – Usos Múltiplos da Água. Ao todo, 46 associações e cooperativas foram habilitadas a desenvolver projetos de captação, armazenamento, distribuição e usos múltiplos da água, totalizando mais de R$ 7,4 milhões em investimentos.
As iniciativas envolvem perfuração de poços, construção de reservatórios, implantação de sistemas de irrigação, redes de abastecimento, açudes e estruturas de manejo hídrico que fortalecem tanto a produção agrícola quanto o acesso à água pelas famílias rurais. Entre os 35 municípios contemplados, são da Região Noroeste: Palmitinho, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Santo Ângelo, São Martinho, Campina das Missões e Cerro Largo.
Em São Martinho, o convênio beneficiará a Sociedade Nossa Senhora Medianeira, da comunidade de Linha Follmann, com a perfuração de um poço tubular profundo destinado ao abastecimento da rede de água local. A assinatura do termo de compromisso ocorreu em Santo Ângelo. Representaram São Martinho o prefeito Jeancarlo Hunhoff, o presidente da Câmara de Vereadores Miguel Scherner e o representante da comunidade de Linha Follmann Geraldo Link.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural Vilson Covatti destacou que o programa, estruturado em um modelo de financiamento misto — com 80% do valor a fundo perdido pelo Feaper e 20% pagos pelos beneficiários em até oito anos, com três anos de carência e cinco para quitação — representa uma iniciativa estratégica para fortalecer a agricultura familiar, promovendo o uso eficiente dos recursos públicos e garantindo melhores condições de produção “da porteira para dentro”.
Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do Governo do RS
Foto: Reprodução









Comentários