top of page

About Us

This is a space to tell users about yourself and your business. Let them know who you are, what you do, and what this website is all about. Double click to start editing.

sicredi.jpg
IMG_8625.JPG
I2410-097039---Peça---Mais-que-Uma-Escolha-Financeira.jpg
abegg.jpg
IMG_7261.JPG

Cuidado com o arquivo ZIP: conheça golpe com vírus pelo WhatsApp que faz vítimas no RS

ree

Um novo golpe tem se disseminado pelo WhatsApp no Rio Grande do Sul: o vírus, chamado Sorvepotel, infecta celulares e computadores após o usuário clicar em um link ou arquivo ZIP recebido por mensagem. O conteúdo costuma ser disfarçado como orçamento, recibo ou comprovante.


As mensagens geralmente partem de contatos conhecidos e apresentam linguagem técnica. Ao ser acessado, o arquivo ativa o vírus, que passa a agir silenciosamente no dispositivo da vítima.


Veja como o golpe funciona:


A vítima recebe uma mensagem com link ou arquivo ZIP;

O conteúdo parece confiável e técnico;

Ao clicar, o vírus é instalado no dispositivo;

O malware acessa o WhatsApp Web e envia o mesmo arquivo para todos os contatos e grupos;

Em minutos, o golpe se espalha em cadeia;

Criminosos podem acessar dados pessoais e senhas.


Segundo a Polícia Civil, há mais de 20 ocorrências registradas e em investigação. O g1 entrou em contato com a Meta, empresa à qual o WhatsApp pertence, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.


A moradora Laura Klein foi uma das vítimas. Ela estava fazendo orçamentos após perder bens no acidente com um ônibus desgovernado que atingiu o Edifício Esmeralda, no centro de Porto Alegre:


"Deu alguns minutos e eu vi que meu WhatsApp começou a mandar a mesma mensagem para toda a minha lista de contatos, que eu contabilizei com umas 400 pessoas. Então, nesse momento, eu percebi o que estava acontecendo", conta Laura.


O delegado Filipe Bringhentti, do Departamento de Repressão a Crimes Cibernéticos, alerta para cuidados básicos:


“Nunca abrir anexos nem clicar em links suspeitos, mesmo que venham de pessoas conhecidas. Manter o antivírus atualizado, desconectar o WhatsApp Web quando não estiver usando e, se cair no golpe, desconectar da internet, fazer a varredura e registrar boletim de ocorrência.”


Ao receber um link ou arquivo, a recomendação é: atenção redobrada. Para evitar a contaminação por vírus como o Sorvepotel, é essencial manter o antivírus atualizado, desconectar o WhatsApp Web quando não estiver em uso e, em caso de golpe, desligar o dispositivo da internet imediatamente, realizar uma varredura completa e registrar boletim de ocorrência.


Fonte: g1RS

Foto: Reprodução/ RBS TV


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2024 Portela Online

bottom of page