A segurança pública gaúcha ganhou reforço em sua estrutura, na última segunda-feira (19). O Estado entregou 166 viaturas semiblindadas e 156 fuzis. Entre os veículos, estão caminhões autobomba tanque e ambulâncias de resgate, encaminhados ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), além de caminhonetes Hilux e veículos Corolla para Brigada Militar (BM) e Polícia Civil.
A entrega ocorreu em em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior. “Essa entrega qualifica a segurança pública como um todo. A Brigada Militar e a Polícia Civil estão recebendo veículos de extrema qualidade, todos semblindados, para dar mais proteção aos que protegem a sociedade gaúcha”, disse Ranolfo.
Na região Celeiro, o município de Três Passos foi o único beneficiado nesta fase. O Corpo de Bombeiros Militar, com atuação regional, recebeu um novo caminhão autobomba tanque para combate a incêndio, o que irá qualificar ainda mais o serviço prestado pela corporação. O caminhão foi adquirido através de recursos do Tesouro do Estado, a partir do programa Avançar.
Já a Polícia Civil, recebeu uma Pickup Hilux, que servirá como viatura para a Delegacia de Polícia, através de recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp).
Ao todo, a BM recebeu 53 caminhonetes Hilux, 28 veículos Corolla e duas SUV SW4. Para a Polícia Civil, foram entregues 18 Hilux e 50 Corolla. O Corpo de Bombeiros Militar recebeu 10 ambulâncias de resgate e cinco caminhões autobomba tanque para combate a incêndio.
A entrega contempla 42 municípios, com investimento total de R$ 41,1 milhões. Os veículos foram adquiridos com recursos diversos, como Tesouro do Estado, Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), convênios com a União, com concessionárias de rodovias e com o fundo comunitário municipal.
O secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, disse que as viaturas e o armamento aumentam ainda mais a efetividade da ação das forças policiais, reforçada nas últimas semanas como uma ofensiva ao crime organizado.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini
Comments