top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Cidades da Serra do Rio Grande do Sul registram temperaturas próximas de 0ºC


A quinta-feira (20) começou fria no Rio Grande do Sul. Os termômetros de cidades da Serra gaúcha registraram temperaturas próximas de zero e Porto Alegre bateu duplo recorde de frio: na quarta (19), houve a menor temperatura máxima (19ºC) e, nesta quinta, a menor mínima (11,2ºC) do ano.


De acordo com a Climatempo, baseada nas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vacaria, na Serra, foi onde fez mais frio na madrugada desta quinta, com 3,3ºC. A sensação térmica foi de -2,1ºC.


Outras cidades da Serra também começaram o dia em clima de inverno: São José dos Ausentes, com 4,3ºC; Cambará do Sul, com 5,3ºC (e sensação de -1ºC!); e Bento Gonçalves, com 6,5ºC. As condições climáticas criaram condições para a formação de geada, a primeira do ano.

Mínimas registradas na madrugada desta quinta

Porto Alegre: 11,2°C, com sensação de 8,2°C

Bagé: 7,3°C, com sensação de 3,3°C

Bento Gonçalves: 6,5°C, com sensação de 4,0°C

Caçapava do Sul: 8,8°C, mesma sensação

Cambará do Sul: 5,3°C, com sensação de -1,0°C

Cruz Alta: 5,4°C, com sensação de 2,6°C

Passo Fundo: 5,7°C, mesma sensação

Santa Maria: 8,4°C, com sensação de 6,3°C

São José dos Ausentes: 4,3°C, mesma sensação

Tramandaí: 12,5°C, com sensação de 8,2°C

Uruguaiana: 9,6°C, com sensação de 6,7°C

Vacaria: 3,3°C, com sensação de -2,1°C

Meteorologista da Climatempo explicam que a queda da temperatura ocorre devido ao avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o Centro-Sul do Brasil.


"O ar polar intenso e o vento forte trouxeram sensação de muito frio para o Sul do Brasil fazendo com que as temperaturas diminuíssem cada vez mais no decorrer da noite de ontem [quarta-feira] e madrugada de hoje [quinta-feira]", conta a meteorologista Carine Gama.


Em Porto Alegre, por exemplo, a presença do ar frio de origem polar, a grande quantidade de nuvens o dia todo e o vento moderado e constante impediram o aumento da temperatura em Porto Alegre. A menor temperatura do ano foi registrada às 3h (11,2ºC).


"A temperatura mínima de hoje deve cair mais ainda nas próximas horas, a menor do dia acontece entre 6h e 7h. Mas, por enquanto... já é recorde! Ventos calmos, com 24 km/h, sensação térmica em Porto Alegre de 8,2°C", diz Carine.

125 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page