top of page
sicredi.jpg
9F9D420A-CA1E-46D6-A1EA-8FF54C9708DC.png
abegg.jpg
I2410-097039---Peça---Mais-que-Uma-Escolha-Financeira.jpg

Ciclone extratropical deve se formar no oceano e trazer temporais para o Noroeste Gaúcho


Entre a madrugada de sexta-feira (07) e no decorrer de sábado (08), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical no oceano provoca tempestades severas no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte do Estado. Estão previstas chuvas intensas, com acumulados expressivos, rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas.


Há possibilidade de formação de uma Linha de Instabilidade com potencial de rajadas de vento severas e tornados, especialmente nas regiões Noroeste e Norte na tarde de sexta-feira (07).


Na sexta-feira (07), há condição para tempestades acompanhadas de chuva intensa, granizo grande isolado e rajadas de vento acima dos 90 km/h associadas às instabilidades, com maior intensidade na metade Norte do Estado. Os acumulados variam entre 60 e 100 mm/dia, pontualmente ultrapassando os 150 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte. Esses acumulados devem ocorrer em um período de 6 a 12 h, entre a madrugada e início da tarde de sexta. Nas demais regiões, os volumes variam entre 10 e 50 mm/dia.


As rajadas de vento variam entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte.


Na madrugada e manhã do sábado (08), a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, Litoral Norte e Médio, e na RMPOA. Nessas áreas, os acumulados devem variar entre 30 e 75 mm/dia.


Nas demais regiões, o tempo volta a ficar estável gradativamente no decorrer do dia. As rajadas de vento ainda persistem no Estado, variando entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, podendo ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte na madrugada e manhã.


A tendência é que, no domingo (09), uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável em todo o território gaúcho, com presença de sol e variação de nebulosidade.


*Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 80 e 120 mm, nas regiões Oeste, Centro, Nordeste e Serra, podendo ultrapassar os 150 mm nas Missões, Noroeste e Norte. No restante do Estado, são esperados volumes de 30 a 80 mm.

Defesa Civil


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2024 Portela Online

bottom of page