top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Candidatos ao Senado pelo RS; veja a lista


Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

As convenções partidárias começaram a definir os candidatos a senador da República pelo Rio Grande do Sul nas próximas eleições, em outubro desse ano.


Os partidos tinham até 5 de agosto para definir seus candidatos. Dez dias após esse prazo os nomes são registrados junto à Justiça Eleitoral.


Conheça abaixo os candidatos e pré-candidatos do estado do Rio Grande do Sul para o Senado Federal (em ordem alfabética). A lista foi atualizada de acordo com os anúncios e a realização das convenções.


Candidatos ao Senado pelo RS:


Airto Ferronato (PSB)



Airto Ferronato, vereador de Porto Alegre — Foto: Josiele Silva/CMPA


Vereador em quinto mandato, Airto Ferronato é o líder da Bancada do PSB na Câmara de Porto Alegre e presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor). Já foi presidente do Legislativo Municipal (1995) e diretor-presidente do DEP (2001 a 2004).


Ana Amélia Lemos (PSD)



Ana Amélia Lemos (PP) durante posse como secretária, em 2019 — Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini


Ana Amélia Lemos foi anunciada como pré-candidata ao Senado pelo PSD durante evento de filiação, em março deste ano. A convenção do partido oficializou seu nome, assim como a coligação com o PSDB de Eduardo Leite.


Natural de Lagoa Vermelha, Ana Amélia é jornalista, ex-senadora e foi secretária estadual de Relações Federativas e Internacionais no governo atual.


Comandante Nádia (PP)



Comandante Nádia (PP) é vereadora em Porto Alegre — Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA


A vereadora de Porto Alegre Nadia Gerhard é candidata ao Senado pelo PP. A convenção estadual do partido ocorreu no dia 30 de julho.


Nádia Rodrigues Silveira Gerhard é natural da capital gaúcha, tenente-coronel da Brigada Militar e formada em Letras, com especialização em psicologia escolar pela PUCRS.


Fabiana Sanguiné (PSTU)



Fabiana Sanguiné (PSTU) — Foto: PSTU/Divulgação


A profissional de saúde Fabiana Sanguiné é candidata ao Senado pelo PSTU. Natural de Porto Alegre, a candidata também é uma liderança do movimento sindical.


A convenção do partido ocorreu no dia 30 de julho, confirmando a candidatura de Rejane de Oliveira ao governo do estado.


Francisco Franke Settineri (PCO)



Candidato do PCO ao Senado, Francisco Franke Settineri — Foto: Reprodução/Facebook


O PCO lançou o psicólogo Francisco Franke Settineri, natural de Porto Alegre, como candidato ao Senado. A convenção do partido, realizada no dia 5 de agosto, confirmou a candidatura de Paulo Pedra ao governo do estado.


Hamilton Mourão (Republicanos)



Hamilton Mourão oficializou candidatura ao Senado pelo RS — Foto: Reprodução / Redes sociais


O Republicanos oficializou em convenção estadual realizada no dia 23 de julho o nome do vice-presidente da República Hamilton Mourão como candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


É a primeira vez que o partido lança um candidato ao Senado no RS. O Republicanos não tem um candidato ao governo do estado, e anunciou apoio à candidatura de Onyx Lorenzoni (PL).


Maristela Zanotto (PSC)



Maristela Zanotto (PSC) — Foto: Divulgação/PSC


Natural de Paraí, Maristela Zanotto é comerciante do ramo calçadista há 35 anos e palestrante. Presidiu a CDL de Caçapava do Sul, município onde reside atualmente, por duas gestões. Foi uma das fundadoras do PTB, e concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.


Olívio Dutra (PT)



Olívio Dutra é o pré-candidato do PT ao Senado pelo RS — Foto: Tiago Belisnki / Divulgação


Olívio Dutra é o candidato ao Senado da federação PT, PC do B e PV. A convenção do Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do político em 31 de julho.


Bancário formado em Letras, Olívio nasceu na cidade de Bossoroca, em 1941. Presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul e é um dos fundadores do PT . Foi deputado federal constituinte em 1986, elegeu-se prefeito de Porto Alegre em 1988 e governou o estado entre 1999 e 2003. De 2003 até 2005 foi ministro das Cidades do governo Lula.


Paulo Roberto da Rosa (Democracia Cristã)



Paulo Roberto da Rosa, candidato ao Senado pelo DC no RS — Foto: Divulgação


Em convenção realizada no dia 5 de agosto, o Democracia Cristã (DC) definiu o nome do bispo Paulo Roberto da Rosa como candidato ao Senado. O partido não compõe coligação e não tem candidato ao governo do estado.


Professor Nado (Avante)



Professor Nado, candidato ao Senado pelo Avante em chapa com o PDT — Foto: Avante/Divulgação


Ronaldo Teixeira, conhecido como Professor Nado, é natural de São Leopoldo. Candidato do Avante ao Senado, compõe chapa com o PDT. Foi vereador e secretário do município e atuou no Ministério da Educação.


Fonte: g1/RS

Comments


bottom of page