Uma briga generalizada no Presídio Regional de Passo Fundo deixou feridos na quarta-feira (6). A situação começou por volta das 9h no pátio da instituição, depois de um desentendimento entre detentos de grupos rivais das galerias A e C.
Segundo a administração do presídio, o confronto envolveu cerca de 150 presos. Pelo menos dois detentos foram encaminhados ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo em estado grave. Um já retornou ao presídio e o outro foi encaminhado para cirurgia. Outros detentos com lesões leves foram atendidos dentro da enfermaria do presídio ou encaminhados ao Hospital Municipal. Ao todo, 15 presos ficaram feridos.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a briga foi contida. Pelo menos três ambulâncias saíram do presídio com detentos feridos para os hospitais da cidade.
O conflito aconteceu durante o horário de visitas, quando familiares se preparavam para entrar na casa prisional. Por causa da briga generalizada, as visitas foram suspensas. Em seguida, as famílias dos detentos se reuniram em frente à casa prisional para ter notícias dos feridos.
De acordo com a delegada da 4ª Delegacia Penitenciária Regional, Manuela Lemos, o motivo da briga tem relação com a falta de segurança no local. Ela confirmou que a situação está estável e que os feridos foram recolhidos e recebem atendimento.
O Presídio Regional de Passo Fundo conta com três galerias de 47 celas cada, e três alojamentos, e tem capacidade de 307 presos. No momento, 740 detentos cumprem pena no local.
Fonte: GZH
Comments