top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Bom Progresso, Derrubadas e Esperança do Sul na região Celeiro têm mais eleitores do que habitantes


Entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, 69 têm mais eleitores aptos a votar no pleito deste ano do que habitantes. Este número representa quase 14% das cidades gaúchas e foi obtido por meio de um levantamento realizado com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral e na estimativa populacional para 2021 do IBGE.


No total, esses municípios somam 155.562 habitantes e 168.477 pessoas aptas a votar – resultando em um excedente de 12.915 eleitores. A diferença entre o número de moradores e votantes é percebida exclusivamente em municípios pequenos, sendo que grande parte deles (97,1%) está na região Norte do estado e tem menos de 4 mil habitantes.


Na região Celeiro, três municípios têm esse perfil: Bom Progresso, Derrubadas e Esperança do Sul.


A população estimada de Bom Progresso é de 1.858 habitantes. Já o número de eleitores aptos no município é de 2.339, uma diferença de 481 pessoas. Em Derrubadas a estimativa populacional é de 2.718 habitantes, e o número de eleitores aptos está em 2.751, 33 eleitores a mais. Já em Esperança do Sul, a estimativa aponta 2.846 habitantes, e estão aptos a votar, 3.015 eleitores, uma diferença de 169 eleitores a mais do que a população.


Para o professor de Geografia da Ulbra, Orlando Albani, que é mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em dinâmicas territoriais, afirma que as estimativas populacionais são baseadas em pesquisas de anos atrás.


De acordo com o docente, à primeira vista, essa diferença pode causar estranheza, mas tem outra explicação bem simples: a migração. Ele ressalta que é muito comum, principalmente em municípios pequenos, com menos de 20 mil habitantes – que representam cerca de 70% das cidades do Brasil –, as pessoas mudarem para regiões maiores ou para outros Estados e não pedirem a transferência do domicílio eleitoral.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Foto: Prefeitura de Bom Progresso/Divulgação

369 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page