BANER PORTELA ONLINE NEGÓCIOS DAQUI.jpg
BANER PORTELA ONLINE 67 ANOS.jpg
redefort supersacolao.jpg
banner p.o.jpg
viatec.png
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
loterica 1000x250 (2).jpg
oeste pneus.jpg
cresol.jpg

Entra no grupo e receba as notícias do Portela Online - Clique aqui

whatsapp-logo-1.png

BM alerta para furto em transformadores de energia na região


A Brigada Militar foi informada ontem à tarde sobre a ocorrência de mais um furto em transformador de energia, este ocorrido na Linha 28, interior de Ajuricaba.


Segundo o tenente, Davi Leonardo Radons, comandante do Pelotão de Ajuricaba, responsável ainda pelo policiamento em Nova Ramada e Bozano, esses furtos têm ocorrido especificamente em ligações particulares.


Agricultores e pecuaristas instalam estes equipamentos para alimentação de energia em suas propriedades, dentre elas, tambo de leite, sistemas de irrigação, silos, e que vêm sendo alvo de furtos.


Houve registro destes furtos nos municípios de Santo Augusto (Rincão dos Paiva), divisa com Nova Ramada e agora Ajuricaba. A explicação para o aumento desses fatos está relacionada com a estrutura interna desses equipamentos, ressaltou o tenente. Cada transformador possui uma bobina de cobre interna imersa em um óleo que é utilizado para fazer o rebaixamento da tensão, ou seja, transformar os cerca de 12 000 volts que chegam pela rede em 110 ou 220 volts que são comumente utilizados em residências. É justamente essa bobina o alvo desses meliantes.


Referente aos crimes, serão realizadas ações nos locais que adquirem esses produtos, especificamente cobre.


Paralelo a esses furtos, vem ocorrendo ainda furtos de cabos de energia nos pivôs de irrigação, que têm deixado prejuízos significativos para o agronegócio. Considerando a incidência, acreditamos que haja uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, disse o comandante. O prejuízo é significativo para os agricultores ou para os distribuidores de energia, uma vez que o transformador mais barato tem um custo estimado em R$ 5.000,00.


Se faz essa divulgação com o intuito de informar sobre o crime propriamente dito, além de alertar que esse cobre poderá ser oferecido no comércio regional, principalmente os que adquirem produtos recicláveis. Qualquer informação sobre esses crimes – comércio de cobre ou ainda queima de fios para liberar o material -, devem ser repassadas a Brigada Militar do seu município, pontuou Radons.


Fonte: Rádio Querência

Foto: Brigada Militar


0 visualização0 comentário