Uma massa de ar frio de origem polar ingressa no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10), e trará uma sequência de madrugadas gélidas e com formação de geada no Estado até a metade da próxima semana. O ar frio será impulsionado por um ciclone no Atlântico Sul, distante do continente, que se intensificará muito entre esta sexta e o sábado, impulsionando ar gelado pelo interior do continente.
Não se trata de uma massa de ar polar muito intensa, mas a atmosfera bastante seca com tempo aberto e vento calmo vai favorecer um resfriamento muito acentuado durante a noite ao longo dos próximos dias, trazendo mínimas significativamente baixas.
Escassa nebulosidade e vento calmo a fraco com perfil seco da atmosfera são as principais condições para resfriamento muito acentuado. A temperatura vai sofrer acentuado declínio amanhã com as mínimas ocorrendo no final do dia, à noite, e não ao amanhecer como é o habitual. A sensação térmica no final da sexta, entretanto, vai ser menor que a temperatura indicada pelos termômetros.
MÍNIMAS ABAIXO DE ZERO EM MUITAS CIDADES GAÚCHAS
Se já esfria bastante nesta sexta-feira, frio muito mais intenso se espera nas madrugadas de sábado, domingo e da segunda. Grande número de municípios do Rio Grande do Sul vai registrar nos três dias mínimas ao redor de 0ºC ou negativas e diversas cidades devem ter suas menores temperaturas até agora no ano.
GEADA
A massa de ar frio vai trazer vários dias seguidos com formação de geada no Centro-Sul do Brasil. Os principais dias de geada devem ser o sábado, o domingo e a segunda-feira com geada mais ampla no Sul do Brasil principalmente no domingo e atingindo cidades do Sudeste mais entre a segunda e a terça, quando a nebulosidade será menor. Pode gear ainda em áreas do Mato Grosso do Sul, especialmente mais ao Sul do estado.
Fonte: MetSul Meteorologia
Foto: ilustrativa divulgação
Comments