top of page
3ebba40b-56eb-417d-8d38-a31d3cc90688.jpg
oeste pneus.jpg
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Amuceleiro deverá ter audiência com governador para tratar de acessos asfálticos

Dois municípios da região Celeiro ainda não possuem acesso asfáltico: São Valério do Sul e Sede Nova. E estes pleitos seguem sendo priorizados pela associação de municípios da região.


O governador Eduardo Leite poderá estar presente, na próxima sexta-feira, dia 26, em ato promovido pelo governo estadual, através do DAER, para marcar a ordem de início das obras de asfaltamento da ERS-520, ligando os municípios de Inhacorá e Alegria. O ato acontecerá às 14h, em frente à unidade da Cotrisal.


Diversos prefeitos da região Celeiro deverão marcar presença à solenidade e pretendem manter uma audiência com o governador, para reforçar o pedido de prioridade na execução das obras de ligação asfáltica que beneficiem os dois municípios que ainda carecem destas ligações na região.


Em Sede Nova, o projeto aguardado pela comunidade há décadas é o asfaltamento de 9km, entre a cidade e a BR-468. Já em São Valério do Sul, o trecho reivindicado para asfaltamento é de 18km, na RS-573.


O prefeito de Barra do Guarita e presidente da Amuceleiro, Rodrigo Locatelli Tisott, ressalta que as populações seguem sofrendo com a falta de acesso asfáltico a estas cidades, prejudicando em vários aspectos os dois municípios, incluindo a questão do transporte na área da saúde, o escoamento da produção agrícola e do próprio comércio em geral.


Segundo a Secretaria de Transportes e Logística, até o final da atual gestão, em 2026, todos os trechos sem pavimentação estarão prontos ou em fase de conclusão. Em janeiro de 2023, o Rio Grande do Sul ainda contava com 47 municípios que ainda não tinham acesso asfaltado.


Em outubro de 2023, o governador Eduardo Leite e o secretário de Transportes, Juvir Costella, anunciaram um aumento de R$ 540 milhões no Plano de Investimentos em Rodovias.


Na região Celeiro, parte dos recursos na ordem de R$ 63,3 milhões foram destinados para a conclusão da pavimentação da ERS-305, interligando Três Passos, Crissiumal e Horizontina, além do investimento na pavimentação do acesso a Sede Nova e conclusão da ponte no acesso à cidade de Braga.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Foto: Arquivo


240 visualizações0 comentário
bottom of page