top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Vista Gaúcha tem decreto de situação de emergência reconhecido pela União


Município de Vista Gaúcha está na lista dos locais já reconhecidos pela União (Foto: Arquivo)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, em portaria publicada nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), situação de emergência em mais 13 cidades gaúchas afetadas pela estiagem, incluindo o município de Vista Gaúcha, da região Celeiro. A lista abrange: Agudo, Boa Vista do Incra, Vista Alegre, Cerro Branco, São Pedro das Missões, Cristal do Sul, Liberato Salzano, Santa Maria, Mata, Paraíso do Sul, Vista Gaúcha, Novo Tiradentes e Rio dos Índios. Com isso, chega a 22 o número de prefeituras com decretos aprovados pela União.


A estiagem, que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim do ano passado já levou 106 prefeituras a notificarem perdas, com 93 decretos recebidos pela Defesa Civil estadual até o momento. Desses, 34 foram homologados pelo governo gaúcho.


O secretário da Casa Civil, Arthur Lemos, disse que a situação é monitorada. Segundo ele, o plano de enfrentamento à estiagem vai ser atualizado, tendo como eixos prioritários o combate à fome e ao desabastecimento de água, assim como a distribuição de cestas básicas e a aquisição, por parte do governo, de produtos da agricultura familiar. Já o Fórum Permanente de Combate à Estiagem solicita medidas que amenizem os efeitos econômicos e sociais desencadeados pela falta de chuva.



Fonte: Rádio Alto Uruguai

Kommentare


bottom of page