A equipe da Vigilância Sanitária recebeu comunicado de um macaco morto no interior de Itapiranga. Conforme o Agente de Endemias, Wander Grings, o animal silvestre foi localizado as margens da ITG 070, nas proximidades do Bairro Floresta.
Os profissionais da Vigilância Sanitária realizaram o procedimento recomendados nestes casos, visando os exames para apurar a causa da morte e possível diagnóstico de Raiva e Febre Amarela. Foi retirado o fígado, coração e cérebro do animal e enviados para o Laboratório Lacen, em Florianópolis.
A equipe ainda aguarda o resultado do exame para adotar novas medidas em relação ao caso.
O Agente de Endemias relata que o macaco é o único animal silvestre portador da Febre Amarela. Wander Grings destaca que quando for encontrado um macaco morto é importante avisar a equipe da Vigilância Sanitária para evitar um surto de doença e tornar a situação mais grave.
O Agente de Endemias considera que a população tem contribuído no combate a diferentes doenças e cita como exemplo a Dengue, que no momento tem situação controlada em Itapiranga. Destaca ainda que o período de inverno é favorável para a redução de focos e casos da doença.
Fonte: Rede Peperi
Fotos: Vigilância Sanitária
コメント