top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Vento de 180 Km/h arrasa cidade Argentina e deixa 13 mortos; prefeitura fala em "catástrofe"

Uma “catástrofe”. Assim a prefeitura da cidade de Bahia Blanca, a maior do Sul da província de Buenos Aires, define o cenário depois de uma tempestade severa com rajadas de vento de mais de 180 km/h que assolou a localidade no final da tarde e no começo da noite deste sábado.


A violenta tempestade atinge deixou mortos e feridos. Acompanhada de ventos intensos e chuvas torrenciais, o temporal causou queda de árvores e postes, destelhamentos, desabamentos e colapsos de estruturas. A cidade mergulhou na escuridão com a falta de luz. “A situação causada pela tempestade é uma catástrofe”, informou o Município.


Vários ferimentos foram relatados devido a destelhamentos e desabamentos, alguns extremamente graves. O acontecimento mais grave ocorreu no Clube Bahiense del Norte, onde o teto desabou sobre pessoas que ali participavam de um evento esportivo.


Segundo os primeiros dados dos serviços de emergência, 13 pessoas morreram em consequência da tempestade. No entanto, ainda não foi possível estabelecer o número preciso de vítimas, uma vez que, neste momento, estão a ser realizados trabalhos de remoção de entulhos.


“Todas as forças de emergência estão trabalhando e inicialmente o Hospital Municipal receberá os feridos. Centros de evacuação foram ativados no Club Estrella, Club Olimpo e Dow Center”, foi informado oficialmente. Três pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva com ferimentos graves. Una catástrofe el temporal en Bahia Blanca.


“Disseram-me que viram uma espécie de funil, como um tornado, porque o desastre não se explica, não é um simples vento, levantar completamente os telhados assim é muito estranho”, explicou o presidente do clube, Pablo Reynafe. “Foi rápido. Nos refugiamos perto do clube e quando voltamos ele estava destruído”, disse.


Além disso, foram registradas inundações em ruas e avenidas que dificultam o trânsito, informa o portal Infobae. Nas redes sociais, diversos usuários publicaram vídeos nos quais é possível observar as fortes rajadas de vento, as chuvas intensas e a destruição deixada pela tempestade. Alguns moradores da cidade afirmaram que “nunca se viu algo assim” na cidade do sul da província de Buenos Aires, caracterizada por clima frio e ventoso. Fuerte temporal en Bahía, tremendo todo.


A MetSul Meteorologia havia advertido que o avanço de uma massa de ar muito fria de Sul, que encontraria uma massa de ar excepcionalmente quente, provocaria tempestades violentas com granizo gigante e até tornados entre a tarde e noite deste sábado nas regiões afetadas da Argentina. O aviso da MetSul destacava o risco de tempestades violentas no Sul da província de Buenos Aires, onde está Bahia Blanca.


O maior risco agora se transfere para áreas mais ao Norte à medida que esta linha de instabilidade poderosa tende a se intensificar ainda mais nesta noite e madrugada de domingo, alcançando as regiões mais populosas da Argentina e depois o Uruguai.


Trata-se de uma situação de extremo perigo nos países do Prata. A linha de instabilidade avança nesta noite e no começo do domingo com enorme intensidade pela província de Buenos Aires até alcançar a capital e outras províncias do Centro argentino, além do Uruguai. A cidade de Buenos Aires e sua área metropolitana (coburbano) têm risco de tempo muito severo amanhã cedo à medida que a linha vai seguir pela província com chuva torrencial, vendavais (alguns destrutivos) e granizo de variado tamanho.


Os temporais chegam ao Uruguai, mas com a linha mais enfraquecida, mas ainda assim partes do território uruguaio devem ter tempestades severas com risco de danos. A instabilidade deve alcançar parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite deste domingo, especialmente cidades do Oeste e do Sul, e uma vez que a temperatura vai estar altíssima com marcas perto e acima de 40ºC há risco de temporais fortes a intensos com danos. Outras áreas de instabilidade com tempo severo podem se formar no estado em consequência do calor excessivo.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.


Fonte: MetSul Meteorologia

Foto: Redes sociais


Comments


bottom of page