top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Vale do Taquari vive tragédia sem precedentes


Uma tragédia de proporções históricas abala o Vale do Taquari, com milhares de pessoas enfrentando a perda completa de seus bens e empresas devido à enchente avassaladora: O Rio Taquari chega aos 28 metros, 15 acima do normal, o que configura na terceira maior enchente de sua história. A situação ainda pode se agravar, visto que ainda não parou de chover nas cabeceiras.


Os municípios mais afetados, incluindo Lajeado, Roca Sales, Encantado e Muçum, relatam inúmeros estabelecimentos, como lojas, farmácias e mercados, que foram dizimados pelas águas implacáveis. Outras também sofreram perdas ou estão sem acesso, como Nova Bréscia. Ainda não há informações sobre mortes. Há muito o que se averiguar, inclusive a possibilidade de falhas técnicas em medições no decorrer dessa segunda-feira.


O amanhecer desta terça-feira trouxe à luz uma situação verdadeiramente catastrófica, resultado da cheia histórica do Rio Taquari. Esta já está sendo considerada a enchente que mais impacto trouxe para o Vale do Taquari em toda a sua história. Em resposta a essa emergência, o governo federal anunciou o desdobramento de ajuda financeira e a mobilização do exército, inclusive com a utilização de helicópteros para operações de resgate.


A situação é crítica, com relatos de falta de energia elétrica, interrupção das comunicações e até mesmo escassez de alimentos em algumas áreas. As autoridades de Lajeado, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio e Encantado lançam um apelo desesperado por assistência, buscando resgatar moradores que estão ilhados e em perigo. Para esse fim, eles convocam voluntários com barcos a se unirem aos esforços de resgate.


Em Lajeado, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números 3982-1150 ou 9982-84971 (WhatsApp). Em outros municípios, onde a falta de energia elétrica prejudica as comunicações, a mobilização de voluntários se torna ainda mais crucial, exigindo que eles se desloquem até as áreas críticas para prestar socorro.


O nível do Rio Taquari alcançou níveis alarmantes, chegando a 28 metros, o que representa um aumento de 15 metros em relação ao nível normal. Essa é, sem dúvida, a enchente que mais impacto trouxe para o Vale do Taquari em toda a sua história. Ainda não há informações sobre quando o rio deve atingir a estabilidade, e as chuvas persistem em algumas regiões da Serra.


Fonte: Agora no Vale

Foto: reprodução

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page