Um três-passense está integrando a lista dos pesquisadores mais influentes do planeta. Professor e pesquisador na PUC do Rio Grande do Sul, Rafael Bordini está neste seleto grupo.
Entender a memória humana e o funcionamento do cérebro, identificar novas espécies e preservar a biodiversidade, desenvolver vacinas, estabelecer novos tratamentos e formas de prevenção para doenças, analisar as diferentes aplicações das tecnologias, compreender as relações e os comportamentos sociais. Em um mundo cada vez mais complexo, as contribuições da pesquisa científica para a sociedade são inúmeras e ainda mais urgentes.
Na universidade, pesquisadores e pesquisadoras atuam diariamente para gerar respostas aos desafios presentes em todas as áreas. Com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, são reconhecidos pela produção de conhecimento.
De acordo com o levantamento publicado na revista PLOS Biology, dez pesquisadores da Universidade estão entre os mais influentes do mundo e, pela primeira vez, uma estudante de pós-graduação da PUCRS é citada pelo impacto do seu trabalho em 2021.
O três-passense Rafael Bordini, que estudou no Colégio Ipiranga até os 16 anos e, após, concluiu os estudos escolares em Porto Alegre, desenvolve estudos na área de Inteligência Artificial, com foco em Sistemas Multi-agentes, elementos de linguagens de programação, verificação formal e engenharia de software. Possui mais de 181 artigos publicados e 3.553 citações.
Entre seus principais temas de estudo está o aprendizado de máquina para resolver problemas na área da saúde e sustentabilidade, além de usos responsáveis e éticos da inteligência artificial para o bem social, como o suporte à alocação de leitos hospitalares e regaste em situações de desastres naturais. É coordenador do Laboratório de Processamento de Linguagem Natural e do Núcleo de Inteligência Artificial da Escola Politécnica da PUC-RS.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Foto: Matheus Gomes / PUC-RS / Divulgação
Comments