top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Tenente Portela, 68 anos: Esporte e Cultura Indígena marcam evento na Terra do Guarita


A programação dos 68 anos de Tenente Portela teve um momento especial dedicado à valorização da cultura indígena. Foi a primeira edição dos Jogos Tradicionais Kaingang, ocorrido nos dias 22 e 23 de agosto, no Setor ABC da Terra do Guarita. Na organização estiveram o GT Guarita Pela Vida, as escolas indígenas e as lideranças da comunidade. A Prefeitura de Tenente Portela apoiou, juntamente com a Prefeitura de Redentrora, e o cacique, Joel Ribeiro de Freitas, e o vice-cacique, Valdir Joaquim, entre outros colaboradores.


A abertura aconteceu na noite da terça, 22, com a escolha da mais bela estudante das escolas indígenas. Vários grupos, formandos por alunos e professores dos educandários estabelecidos no território Guarita, também fizeram apresentações culturais de dança e teatro. Na quarta, 23, ocorreram as disputas em diferentes modalidades esportivas, entre elas, futebol, cabo de guerra, rústica, corrida da tora, arco e flecha, jogo do tigre, jogo da peteca, bodoque, arremesso de lança e luta corporal.


O prefeito de Tenente Portela, Rosemar Sala, prestigiou os jogos na quarta, 23. Na abertura, o Governo Municipal foi representado pelos secretários de Administração, Paulo Farias; de Educação, Gicelda Berghetti Denes; e de Assistência Social, Rosangela Fornari. O município de Redentora foi representado pelo prefeito, Marberk Dullis. Várias autoridades regionais também prestigiaram.


CLASSIFICAÇÃO DO CONCURSO MAIS BELA ESTUDANTE INDÍGENA:


1º lugar: Yara Bento (Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Antonio Kasin Mig)

2º lugar: Damares Emílio (Escola Estadual Indígena Ensino Fundamental Davi Rygjo Fernandes)

3º lugar: Eloísa Mirela Ribeiro de Freitas (Escola Estadual Indígena Ensino Fundamental Bento Pig Góg)


CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS JOGOS:


1º lugar: Escola Mukej

2º lugar: Escola Antonio Kasin Mig

3º lugar: Escola Toldo Campinas

4º lugar: Escola Bento Pig Góg e Escola Gomercindo Ribeiro


Entre as escolas de ensino médio, o título ficou com o Instituto Estadual Indígena Angelo Manhka Miguel, da Terra Indígena Inhacorá, município de São Valério do Sul. A Escola Estadual Sepe Tiaraju, de Tenente Portela, também participou do evento.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela


Comentarios


bottom of page