redefort supersacolao.jpg
banner p.o.jpg
banner-hanauer-PO.png
viatec.png
rm-energia.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
peixoto_instaladora.png
mecaninca jaime 1000x250.jpg
sicredi.jpg
WS ESCAVAÇÕES 1000x250.jpg
loterica 1000x250 (2).jpg
oeste pneus.jpg
cresol.jpg

Tempo seguirá firme até meados da semana e frio diminui


Massa de ar seco dominará as condições do tempo no Rio Grande do Sul em grande parte dessa semana. O ciclone que ontem provocou forte ressaca marítima nas praias do Litoral Norte gaúcho se afasta para alto mar e reduz seu impacto no Litoral com tendência de melhora nas condições oceânicas ao longo desta segunda, embora ainda haja potencial para agitação marítima.


O frio ainda será forte no começo desta segunda-feira com pequena redução na quantidade de municípios com marcas negativas de temperatura, contudo, o ar gelado ainda será abrangente. Em contrapartida a tarde ensolarada com baixos índices de umidade relativa do ar poderá ter temperatura ligeiramente mais amena atenuando o frio da manhã.


As manhãs e madrugadas de terça, quarta e quinta-feira serão de tempo firme com sol na grande parte das regiões. Como resultado em relação a temperatura a expectativa é que o Período tenha marcas inferiores a 10°C na grande maioria das regiões, com previsão de temperatura ao redor de zero ou mesmo alguns com alguns décimos negativos apenas nos Campos de Cima da Serra.


Nas manhãs de terça e quarta as mínimas poderão baixar de 5°C no Médio e Alto Uruguai, Planalto e serra sudeste. Nesses dias o potencial de geada ainda é significativo, porém tende a ocorrer de forma mais isolada nas regiões mais frias. Na quinta-feira antes do avanço de uma nova frente fria a temperatura poderá subir mais a tarde com máximas mais altas e superiores a 20°C em diversos municípios da Metade Norte e Leste do Estado.


A tarde terá sol e nuvens e sensação térmica muito agradável. Será a tarde mais quente desta semana com máxima que poderá chegar a 25°C em alguns pontos. O tempo vira entre a quinta e a sexta-feira com o avanço de uma nova frente fria. Entre tarde e a noite de quinta-feira as nuvens aumentam na fronteira Oeste e poderá ocorrer pancadas esparsas de chuva, sem previsão de acumulados expressivos.


Já durante a sexta a instabilidade se espalha por todas as regiões com previsão de tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora. Pode chover forte na faixa Norte com acumulados entre 30 e 50 mm. A presença da instabilidade faz com que a temperatura oscile pouco.


No Sul e Oeste o tempo volta a firmar da tarde em diante.


LITORAL: DA RESSACA PARA O NEVOEIRO


O Litoral Norte gaúcho teve um domingo com forte ressaca marítima com a água invadindo cidades costeiras. O ciclone que causou a ressaca se afastou e a tendência é da agitação marítima diminuir. Por outro lado, o modelo de alta resolução WRF indica potencial para formação de nevoeiro costeiro que poderá ter início no turno da manhã desta segunda seguir até a terça.


Em síntese, as saídas do modelo matemático indicam que o nevoeiro poderá ter início no Litoral Sul já na manhã desta segunda e se ampliar ao longo do dia, noite e próxima madrugada com formação de nevoeiro e nuvens baixar até áreas próximas ao Centro do Estado, Grande Porto Alegre e praias do Litoral Norte. Frequentemente, nessas condições esse tipo de nevoeiro se forma a partir do contraste térmico entre o continente relativamente mais quente em relação a água do mar.


O ar “mais quente” do continente em contato com o mar mais gelado se condensa formando milhares de gotículas que dão origem ao nevoeiro persistente. Finalmente, a expectativa é de o sol aparecer entre nuvens na tarde de terça, porém a noite a cerração poderá voltar, sobretudo, nas praias do Litoral Sul.


A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/tempo-seguira-firme-ate-meados-da-semana-e-frio-diminui/ .


Fonte: Metsul Meteorologia

Foto: Marcos Benites - MB Notícias


88 visualizações0 comentário