redefort supersacolao.jpg
banner p.o.jpg
banner-hanauer-PO.png
viatec.png
rm-energia.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
peixoto_instaladora.png
mecaninca jaime 1000x250.jpg
sicredi.jpg
WS ESCAVAÇÕES 1000x250.jpg
loterica 1000x250 (2).jpg
oeste pneus.jpg
cresol.jpg

Sicoob inicia atividades do Programa Cooperativa Mirim na EMEF General Osório de Tenente Portela/RS


Com o objetivo de fomentar a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas e demais instituições de atendimento a crianças e adolescentes na faixa etária entre 8 e 17 anos, estimulando o cooperativismo e empreendedorismo, o Sicoob Creditapiranga em parceria com o Instituto Sicoob, iniciou o Programa Cooperativa Mirim na EMEF General Osório de Tenente Portela/RS.


Esta será a primeira Cooperativa Mirim criada pelo Sicoob Creditapiranga. As atividades iniciaram no dia 7 de abril, através de palestra sobre Cooperativismo para os professores envolvidos. Na sequência, foi realizada formação online, em parceria com o Instituto Sicoob, no qual houve a apresentação e estudo da metodologia do programa, bem como seus objetivos e metas.


“A cooperativa mirim é uma associação de alunos que, sob a direção de um professor orientador, unem-se voluntariamente visando satisfazer anseios e necessidades comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo. São eles, os pequenos cooperados, que dirigem e coordenam as atividades da cooperativa, o que, consequentemente, ajuda no desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas”, comenta Taila Pollyana Müller, analista de Comunicação e Marketing do Sicoob Creditapiranga.


A junção do cooperativismo com a educação procura estimular os indivíduos à responsabilidade social, formando uma sociedade democrática, visto que é essa representação de solidariedade que o movimento traz, evidentemente consegue evitar uma exclusão social. Ou seja, essa soma contribui muito mais do que apenas inserir o empreendedorismo, mas também auxilia na formação de cidadãos. “Acreditamos que projetos como esse não só expandem o movimento cooperativista, como também entregam valor a sociedade.


Acreditamos que crianças e jovens que participam de projetos assim poderão ser para a sociedade indivíduos coletivos, responsáveis e agentes de mudança. O benefício não é apenas para o cooperativismo e sim para a toda a comunidade”, finaliza Taila.


Obrigado Secretaria da Educação e EMEF General Osório de Tenente Portela/RS, por aceitar esse desafio. Em conjunto vamos estimular o empreendedorismo e colaborar com a formação de futuros líderes.




Fonte: Assessoria de Comunicação – Sicoob Creditapiranga

198 visualizações0 comentário