PUBLICIDADE SANDRO ONLINE DAQUI.jpg
natal-feliz-banner.jpg
sacolao.png
oeste-pneus.jpg
viatec.png
rm-energia.jpg
loja-7.jpg
portela-engenharia-construcao.jpg
portela-automatiza.png
peixoto_instaladora.png

Santo Ângelo registra quase 100 casos suspeitos de norovírus


O município de Santo Ângelo é mais um da região Noroeste a constatar casos de doença diarreica aguda que podem ter como agente causador o norovírus. Em Santo Ângelo, até o último fim de semana, chegou a 98 o número de casos suspeitos notificados. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou análises por parte da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.


Ao menos seis municípios que pertencem à regional de Santo Ângelo registram surtos de diarreia aguda com suspeita de ter como causa o norovírus. Uma reunião foi realizada na tarde da última segunda-feira (18), com as equipes de saúde da região, para tratar do assunto.


A Secretaria Estadual da Saúde divulgou um levantamento no início deste mês indicando que ao menos 2 mil casos em 25 municípios gaúchos já foram confirmados da doença diarreica aguda desde o final de agosto. Em nove dessas cidades, o norovírus foi identificado com causador da enfermidade.


Na região Noroeste, conforme o levantamento, registram surtos em investigação as cidades de Horizontina, com ao menos 69 casos; Santa Rosa, até então com 28 casos; Santo Cristo, com 14 casos; e Tucunduva, com 33 casos. No início do mês, a cidade de Santo Ângelo não estava incluída no levantamento estadual.


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) está investigando a causa da doença, em parceria com os municípios e as Coordenadorias Regionais de Saúde. A principal suspeita é de que a contaminação esteja associada à ingestão de água infectada, mas a transmissão também pode ocorrer por alimentos, superfícies ou de pessoa para pessoa. Muitas das notificações de surtos envolvem escolas e ocorreram após o retorno das atividades escolares presenciais, em agosto.


Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Rádio Progresso e GZH

317 visualizações0 comentário