top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Rio Grande do Sul disponibiliza linha de crédito inédita para bombeiros voluntários


A partir de segunda-feira (28/11), o Rio Grande do Sul passou a contar com o programa Badesul Cidades - Bombeiros Voluntários. A nova linha de crédito é voltada às necessidades de investimento dos municípios gaúchos para a prevenção a incêndios e demais atividades realizadas pelos bombeiros.


O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio de melhorias na qualidade dos serviços prestados, impactando na qualidade de vida da população. O ato de lançamento ocorreu às 11h, no auditório do Badesul.


Segundo o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jaciel, o novo programa representa um avanço importante para o segmento, que completa 50 anos de atuação no Estado. “Esse programa vai possibilitar que os municípios façam um maior investimento nas corporações. Com certeza, é algo que irá fortalecer os bombeiros voluntários em nosso Estado e incentivar os municípios que não têm a criar sua estrutura”, avaliou.


Cerca de 350 municípios não possuem estrutura de bombeiros, conforme a Voluntersul. Aproximadamente 50 corporações de Bombeiros Voluntários atuam no Estado e outros 93 municípios contam com bombeiros militares.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, esclareceu que serão duas formas de acessar os recursos.


1. Por meio das prefeituras, serão disponibilizados financiamentos para aquisição de equipamentos pesados, caminhões, ambulâncias e equipamento de resgate de maior valor.

2. Diretamente com as associações de Bombeiros (com capacidade financeira comprovada), os recursos serão destinados para a aquisição de equipamentos de proteção individual e material de uso diário.


“Isso muda a história dos Bombeiros Voluntários. É o Estado chegando na ponta, podendo atuar de forma a entregar resultados para a sociedade, contribuindo com as comunidades e, principalmente, podendo salvar vidas", afirmou Maraschin.


A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, afirmou que o programa vai contribuir para que mais municípios gaúchos possam contar com a atuação de bombeiros. “Gostaria que todos os municípios tivessem junto conosco. Fica aqui minha atenção aos demais prefeitos para que utilizem nosso projeto que atende a nossa missão no que diz respeito ao desenvolvimento social”, disse.


O financiamento ocorrerá através de recursos próprios do Badesul e terá como prioridade:


a) Projetos locais ou regionais que estejam aderentes aos objetivos estratégicos de programas e projetos do governo do Estado, associados com a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul;


b) Projetos desenvolvidos pelas prefeituras do Rio Grande do Sul em prol do bem-estar de suas comunidades;


c) Projetos que tenham como prioridade a promoção de sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e raça.


Serviço


• Para maiores informações, os municípios podem entrar em contato com a Superintendência do Setor Público do Badesul através do telefone (51) 3284.5770 e do e-mail badesul.publico@badesul.com.br


Fonte: Ascom Sedec

Foto: Patrick Borges / Ascom Sedec



Comments


bottom of page