top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Respeitar quem cuida de nós - Rabiscos do Silêmcio


A natureza cuida de cada espécie com tanta predileção que parece dizer o quanto ela é generosa. As plantas, os animais e as pessoas, todos são alimentados pela fidelidade da natureza que cobre-nos com sua utilidade.

Não existe algo mais profundo que poder sentir e dar sentido à vida olhando o desfilar das coisas que a natureza nos proporciona todos os dias. A beleza do sol, a chuva e o vento, árvores, rios, lagos e as estrelas, tudo em harmonia com a liberdade de ser e acontecer, com a linguagem do tempo presente em cada nascimento ou fim de ciclos, estações ou espécies.

E na natureza tudo se transforma de acordo com as respostas que damos a ela, não é questão de governá-la ou dominar as suas riquezas pra satisfazer os apetites possesivos, agredindo a sua generosidade com anulação da sua comunicação espontânea e natural. Cada espécie tem seu lugar pra viver e buscar o seu alimento,tão necessário para poder satisfazer as suas necessidades.

Todos os seres vivos se alimentam de acordo com o que a natureza lhes fornece em seu habitat natural. Os pássaros se alimentam de insetos e das sementes, que alimentam as florestas. Os peixes tem sua liberdade nos mares, rios e são alimentados pela natureza que nutre e dá sustentabilidade com água em abundância.

E no mistério da natureza se encontra a beleza profunda de sua organização, pois vejamos as abelhas que trabalham com seu instinto programado, juntando néctar das flores para fazer o mel pra alimentar as pessoas e ajudam na polinização das plantas para o bem da humanidade. É uma sintonia traçada que precisa ser respeitada com o valor da nossa consciência. Na colmeia, cada uma tem sua atividade, um grupo sai pra juntar o néctar das flores, outro grupo faz ventilação para os favos batendo as asas e outro grupo faz a limpeza, todas elas na obediência da rainha mãe.

Assim, as formigas que também contribuem pra tornar o solo mais fértil na produção de alimentos, perfurando a terra deixando-a transportar o oxigênio que as árvores produzem e a umidade das chuvas chegar até as raízes, numa sintonia de muito equilíbrio. Elas se comunicam em sua linguagem própria de ser e através do revezamento, na distribuição das tarefas constroem seu habitat no cuidado pra manter a organização do ambiente.

São exemplos de sociedade organizada que cuida e respeita a natureza com uma convivência harmoniosa, dirigida pela sustentabilidade, sabendo extrair e repor tudo o que ela fornece para a sobrevivência e perpetuação da vida. Enquanto pensarmos somente em extrair e explorar a natureza, sem repor, tirando dela toda a energia concentrada, com a provocação da extração irresponsável que traz desequilíbrio ambiental, ela também se manifesta com eventos climáticos diferentes do normal.

Precisamos valorizar o cuidado que a natureza tem para com cada espécie, dando e nutrindo com alimentação e habitat sem desfazer a harmonia necessária. Ela própria busca sempre essa harmonia, movendo energias para todos nós. O sol, chuva e ar, são energias limpas que transmitem vida, mas é preciso saber respeitar essas energias com a promoção do meio ambiente, pois se nós pensarmos somente em explorar com a formação de energia de morte, ela sobrepõe a sua energia com a defesa do aquecimento global. Respeitemos, envolvendo-nos de maneira positiva com a natureza, sabendo ser solidário e grato por tudo o que ela faz por nós.

コメント


bottom of page