top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Radar Meteorológico será instalado em Montenegro

Foi definido o local de instalação do radar meteorológico pela empresa contratada pelo Estado para a prestação do serviço de monitoramento à Defesa Civil do RS. O equipamento funcionará junto ao Morro São João, no bairro Bela Vista, município de Montenegro, e terá uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação, incluindo parte dos Vales.


A empresa Climatempo, que assinou o contrato e entregará o serviço, procedeu os estudos técnicos demandados pelo fabricante do radar nos locais potenciais de instalação tendo como alvo central a região metropolitana de Porto Alegre, com maior concentração populacional e que ainda não era coberta por esse tipo de serviço.


Foram analisados nas inspeções uma série de critérios como, por exemplo, a operacionalidade do equipamento, o acesso ao local, infraestrutura de energia elétrica e comunicação (internet), segurança e estrutura da fundação da torre de 40m de altura preexistente, tendo sido encontradas no Morro São João as condições mais favoráveis do que em outros locais analisados.


Alguns ajustes serão necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente no local, sendo que já foram definidos os serviços a serem executados pela empresa. Após essa etapa, o equipamento do radar propriamente dito será fixado e serão feitas as ligações elétricas e lógicas para fins de testes de operação.


Os componentes do radar encontram-se em fase final de testes de performance na sede do fabricante, e o próximo passo é a preparação e despacho para o Brasil.

A expectativa é de que o prazo para a execução dos ajustes e a entrega do serviço obedeça aos prazos estabelecidos em contrato, com início da operação prevista para o segundo semestre de 2024.


“Estamos muito satisfeitos com o andamento das etapas, dentro do prazo e buscando a excelência. A população gaúcha merece usufruir desse qualificado serviço, que irá ajudar ainda mais a Defesa Civil na gestão de risco de desastres”, disse o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Defesa Civil


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page