Rabiscos do Silêncio - Adverbiar a Existência
- Portela Online
- 27 de mar.
- 2 min de leitura

Os advérbios fazem parte da nossa existência, pois acompanham e modificam o sentido dos verbos e são classificados em: tempo, afirmação, dúvida, negação, modo, interrogação, lugar, intensidade.
Existe uma conjunção entre os advérbios de tempo e lugar, afirmação e negação, dúvida e interrogação, modo e intensidade, mas todos eles são necessários para que possamos navegar por esse universo coberto de descobertas, escolhas e adaptações no planejamento singular que pertence a cada um de nós.
E para entender os advérbios no sentido prático é preciso saber usar a consciência como meio de integração entre o tempo presente e a intencionalidade em que vivemos o amor, pois é na consciência que está a manifestação particular de tudo que praticamos pelo bem ou pelo mal. Quando conseguimos trabalhar o nosso tempo para o bem, automaticamente estaremos nos conduzindo, afirmando e confirmando a nossa alma na presença de DEUS, sem as dúvidas perturbadoras que vem pra desfavorecer a nossa percepção de transcendência.
Do contrário, quando no nosso lugar de buscas procuramos com intensidade desfavorecer as pessoas, a natureza e as coisas de DEUS trocando o bem pelo mal, provocando desuniões familiares, desrespeitando o meio ambiente e faltando com a verdade tudo se transforma em transferência na interrogação, pois não estamos neste mundo para semear dúvidas sobre os corações das pessoas, mas para ajudá-las a descobrir o caminho do bem.
E quando nós soubermos fazer da nossa vida afirmações de sinceridade e motivação, todas as coisas se transformarão em amor. Mas é preciso saber justificar a presença de Deus em nossa existência e essa justificativa se revela na oração individual ou comunitária, na integração do tempo pra ajudar as pessoas nas diversas circunstâncias a que estiverem submetidas, sendo presença que sabe ouvir, calar e falar quando for necessário, sem alterar a maneira positiva de ajudá-las nas negações que estiverem inseridas.
Quem vive o tempo que tem disponível na face da Terra com a intencionalidade do amor, não procura desfazer o modo com que o outro vive na aplicação afirmativa no seu jeito de promover buscas; é previdente diante das dúvidas em que estiver sofrendo, pois existem muitas pessoas sofrendo nestas situações, sendo esquecidas e enfraquecidas de uma convivência aproximada que lhes dê a segurança de estarem integradas, com a inclusão merecida. situação que normalmente acontece com as crianças e idosos.
Precisamos procurar os lugares em que existem afirmações no aperfeiçoamento da fé e na busca do esclarecimento das dúvidas. Esses lugares não deixam o tempo passar em vão e ajudam na formação da busca de Deus, de nós mesmos e das pessoas na dignificação de uma consciência que saiba ser reflexiva nas dúvidas, através do modo de reconhecer-se como integrado ao universo com tudo o que ele possui.
Todos os advérbios são importantes, pois fazem parte da nossa existência, ajudando-nos a compreender melhor a modificação que acontece em nossa vida, nos verbos ligados aos adjetivos procedentes. Precisamos saber trabalhar esses advérbios como eles se apresentam em cada um de nós, não sobrecarregando o coração das outras pessoas com coisas que abreviam o tempo na convivência e da existência na prepotência, procurando ser legível com todos, sem causar estragos nas suas vidas.
Comments