top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Porca pariu 41 leitões em um único parto no Oeste Catarinense


No início da semana, segunda-feira (27) um fato curioso ocorreu em Faxinal dos Guedes, na Granja Dal Bó, Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma porca que pariu 41 leitões em um único parto, que começou às 9h50 e finalizou às 14h30.


O Portal Faxinal esteve presente no local e entrevistou o gerente da granja, Ernani Funini, que comentou que a empresa vem de uma crescente nos últimos anos no que tange aos indicadores de número de nascidos; todavia, esse número de filhotes não é costumeiro, ou seja, é algo inédito. O máximo registrado, anteriormente, foi de 24/26 leitões.


Ernani comentou ainda: “Devido o grande número de filhotes, tivemos que colocar alguns para amamentar com mães de leite.” A variação dos números anuais de vendas demonstram esse crescimento: por volta de 2015, eram vendidos cerca de 55 mil leitões; já em 2022 foram entregues mais de 70 mil leitões.


Além disso, o veterinário da Secretaria da Agricultura, Rodrigo Lanzarini foi entrevistado. Rodrigo dissertou que o fato é resultado de um excelente trabalho da equipe, somando fatores como o melhoramento genético, a nutrição, a ambiência e os atributos individuais da fêmea.


Segundo o veterinário, a média seria entre 12 a 14 leitões por parto. O número registrado, portanto, excede de forma significativa a média, o que pode ser considerado uma eventualidade rara.


Por fim, proprietário da granja comentou que, embora seja um fato curioso, isso demonstra o desempenho da equipe, sendo um fruto de seu trabalho. “É um grande resultado para a Granja Dal Bó e também para nós, como município, é um orgulho que tenha acontecido logo aqui no nosso município. Então a gente fica feliz”, disse o veterinário.


Durante pesquisa realizada pelo Portal Faxinal, outros casos parecidos aconteceram, em abril de 2020, porca dá à luz 36 leitões no interior de Saudades, o nascimento em massa ocorreu na linha Alto Solteiro.


E em julho de 2020 no município de Herciliópolis em Santa Catarina, uma porca deu à luz a 34 leitões em um único parto. O fato curioso aconteceu na propriedade do suinocultor Paulo Cesca.


Fonte: Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Foto: divulgação


1.124 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page