
Uma chuva de granizo atingiu alguns municípios do Estado na noite desta terça-feira (4). Há relatos de estragos e de desabrigados.
Em Barros Cassal, na região do Alto da Serra do Botucaraí, um levantamento dos estragos ainda é realizado. Mas, de acordo com o prefeito, Adão Reginei dos Santos Camargo, a estimativa é de que cerca 5 mil moradores tenham sido afetados. O número representa quase metade da população do município.
Os danos foram registrados na zona urbana e no interior. Lonas são entregues aos moradores que necessitam. Bombeiros de Soledade estão apoiando no atendimento. Por meio das redes sociais, a prefeitura informou que desabrigados podem se dirigir ao ginásio esportivo Ivo Faller. Ao menos 10 famílias já estão no local, além de uma pessoa que estava acamada e teve o telhado da casa totalmente danificado. As aulas estão suspensas na cidade nesta quarta-feira.
A cidade também já enfrenta falta de lonas, o que fez com que a prefeitura tivesse que buscar os materiais em municípios vizinhos, como São Luiz Gonzaga.
Já em Salvador das Missões, a prefeitura publicou alerta nas redes sociais, informando sobre a distribuição de lonas. Também foi orientado que os moradores que tiveram residências atingidas pelo granizo façam um levantamento da quantidade de telhas danificadas e encaminhem as informações aos responsáveis pela Defesa Civil municipal ou levem até a prefeitura na manhã desta quarta-feira.
Em Tupanciretã, no centro do Estado, a Defesa Civil municipal atendeu a 22 chamados das 21h às 00h30min na zona urbana, realizando entrega de lonas para moradores de residências afetadas. Segundo a coordenadora, Vânia Vendruscolo Lopes, o bairro Marcial Terra foi o mais atingido. Até o início desta madrugada, não havia relatos de pessoas fora de casa por conta de estragos causados pelo granizo no município.
Também na Região Central, Santiago registrou estragos devido à queda de granizo. Segundo o prefeito, Tiago Gorski Lacerda, mais de 150 residências tiveram algum tipo de dano. Ele explica que os bairros mais afetados foram Gaspar Dutra, Ana Bonato e Monsenhor Assis. Até o momento, não há registro de desabrigados.
Os bombeiros da cidade afirmam que, até o início da madrugada desta quarta, foram realizados ao menos 12 atendimentos ligados a problemas causados pelo temporal, fora os casos de moradores que foram até o quartel em busca de auxílio.
Fonte: GZH
Foto: Prefeitura de São Nicolau / Divulgação
Comments