top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

MP/RS disponibiliza página com espaço para denúncias de irregularidades e orientações sobre o pleito


Está no ar, desde quinta-feira, 18 de agosto, no site do Ministério Público do Rio Grande do Sul, um espaço destinado às Eleições 2022 com informações aos cidadãos sobre o pleito. No local, podem ser consultados esclarecimentos sobre condutas permitidas e vedadas aos candidatos, telefones de contato das Promotorias de Justiça com atribuição na área e como identificar a prática de um crime eleitoral. Também é possível denunciar irregularidades.


Clique em https://www.mprs.mp.br/eleitoral/paginas/eleicoes2022/ , para acessar a página.


Nas eleições deste ano serão escolhidos presidente da República, senador, deputado federal, governador e deputado estadual, e o Ministério Público tem papel na fiscalização do processo eleitoral para assegurar uma disputa justa, transparente e equilibrada.


Cabe aos promotores eleitorais atuar, de forma imparcial, para prevenir e também para coibir abusos, como irregularidades na propaganda eleitoral, uso indevido de recursos de campanha e até crimes, como a compra de votos, entre outros atos, que podem comprometer o equilíbrio da disputa.


Os procuradores Regionais Eleitorais são responsáveis pelas ações contra candidatos a governador, deputado e a senador, pois o julgamento cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE); também atuam nos recursos contra as decisões dos juízes de primeiro grau. Quando se trata de candidato à Presidência da República, a competência para julgar é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e para propor ação, portanto, do procurador-geral Eleitoral (PGE).


PROPAGANDA ELEITORAL


A propaganda eleitoral dos candidatos ao pleito de 2022, incluindo divulgação na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas teve início no dia 16 de agosto. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, começa no próximo dia 26 e vai até 29 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno.


A votação será no dia 2 de outubro e, caso haja segundo turno, o retorno aos locais de votação será no dia 30 de outubro.


MP/RS


29 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page