top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Ministério Público recomenda o afastamento de secretário, o ex-prefeito de Miraguaí

O Promotor de Justiça da Comarca de Tenente Portela, Miguel Germano Podanosche, recomendou ao prefeito interino em exercício do município de Miraguaí, o vereador Luis Carlos Hermann, que o mesmo afaste das atividades o secretário recentemente nomeado para atuar na administração pública do muncípio, o ex-prefeito de Miraguaí, Valdelírio Pretto da Silva,que teve seu diploma recentemente cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE). O promotor recomenda a anulação da nomeação de Pretto ao cargo recém-criado de Secretário Municipal de Gestão e Governo por "afronta a impessoalidade e a moralidade administrativa". As razões da recomendação estão expostos num documento de 11 páginas expedidos nesta quarta-feira, 11 de janeiro, pelo Ministério Público. Saiba mais O prefeito Interino do município de Miraguaí, o vereador Luis Carlos Hermann, nomeou como Secretários Municipais o prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandado 2021 - 2024 e que tiveram seus diplomas cassados em novembro do ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul.


O Prefeito, Valdelírio Pretto da Silva (PT), e seu Vice, Leonir Hartk (PP), foram condenados em segunda instância por Captação Ilícita de Sufrágio, ou seja, compra de voto. O ex-prefeito foi nomeado como Secretário de Governo e Gestão de Miraguaí e o ex-vice-prefeito como Secretário de Saúde do município.


Uma nova eleição já está marcada, mas prefeito e vice cassados, agora secretários municipais, ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão que cassou seus diplomas. Veja abaixo a íntegra do documento expedido pelo Ministério Público de Tenente Portela.












Comments


bottom of page