top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

MetSul alerta que ciclone trará temporais que atingirá especialmente o Noroeste Gaúcho

A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, alerta para o alto risco de chuva forte a intensa e temporais no Sul do Brasil entre hoje e amanhã com a formação e a posterior atuação de um ciclone extratropical intenso junto à costa Sudeste do Rio Grande do Sul.


Conforme Estael, há risco de temporais isolados, alguns potencialmente fortes a severos, com vendavais e queda de granizo nestes dois dias na Região Sul. O maior risco, avalia, é de vendavais fortes em pontos localizados que podem trazer danos. Uma linha de instabilidade pré-frontal pode se formar na noite desta quinta e avançar pela Região Sul ao longo da sexta com células de tempestades capazes de gerar vendavais isolados de forte intensidade, destaca o prognóstico da MetSul. Mesmo a possibilidade de atividade tornádica não é descartada.


NOROESTE GAÚCHO EM ALERTA


De acorco com a avaliação da equipe de meteorologistas da MetSul, o maior risco de tempo severo na formação do ciclone é para a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná, mas, especialmente, no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste catarinense e paranaense, onde a interação com ar mais quente deve favorecer nuvens mais carregadas. Estes temporais podem ainda trazer episódios de chuva intensa com acumulados muito altos de precipitação em curto período que podem gerar alagamentos e inundações repentinas.


Os volumes em algumas cidades podem exceder 100 mm em intervalo de apenas 24 horas. Nas últimas horas, à medida que o centro de baixa pressão começa a se aprofundar sobre o continente, houve registro de fortes tempestades no Paraguai. Meios locais informam sobre um possível tornado em Villarrica, departamento paraguaio de Guairá.


Fonte: MB Notícias com informações da MetSul Meteorologia

Foto: Rafael Petry/Arquivo

Comments


bottom of page