top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Inmet alerta para onda de calor que pode causar temperatura acima dos 40ºC no RS

O Brasil enfrentará uma nova onda de calor nesta semana. A temperatura pode ficar acima dos 40ºC em 15 Estados e no Distrito Federal, incluindo o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta nesta terça-feira (12), classificando a situação como nível de severidade laranja devido ao número de dias em que ocorre.


Os efeitos do fenômeno, que atinge o Rio Grande do Sul pela primeira vez nesta primavera, deverão ser sentidos a partir da próxima quarta-feira (13), conforme divulgou o Inmet. É a nona vez neste ano que o país sofre com ondas de calor.


“Uma forte massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40°C” informou o Inmet em nota.


O calor não fica restrito ao centro-sul do país. A partir de sexta-feira (15) os efeitos da onda de calor devem atingir Estados nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo o Inmet, a temperatura elevada, possivelmente acima dos 40ºC, deve persistir até o próximo domingo (17).


Efeitos no Rio Grande do Sul


Apesar de ter sido um fenômeno frequente no Brasil em 2023, esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul será atingido por uma onda de calor neste ano.


Além do aumento na temperatura, áreas de instabilidade podem se formar e provocar “temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva localmente fortes”. Nem todas as regiões do Estado devem ser afetadas da mesma forma, informou o instituto. A faixa litorânea registrará temperatura inferior.


A onda de calor é um fenômeno que se caracteriza por temperatura cinco graus acima da média prevista para o período, que perdura entre três e cinco dias.

Fonte: GZH

Foto: Divulgação

Comments


bottom of page