top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

HISTÓRICO: Prendas de Três Passos conquistam faixas em concurso estadual representando a 20ª RT


Delegação da 20ª Região Tradicionalista e do CTG Missioneiro dos Pampas celebra a conquista histórica, em Rio Grande (Foto: 20ª RT / Divulgação)

Três Passos e a 20ª Região Tradicionalista mais uma vez estão fazendo história. Na madrugada deste domingo (21), foram divulgados os resultados da 52ª Ciranda Cultural de Prendas, na cidade de Rio Grande, no Sul do Estado. Entre 59 jovens candidatas que estiveram representando 30 regiões tradicionalistas, as três prendas do CTG Missioneiro dos Pampas faturaram faixas estaduais, em suas respectivas categorias, em um feito inédito.


A 2ª Prenda do Estado do RS, na categoria adulta, é Cristina Kunzler Diemer. Ela, que já havia sido eleita 1ª Prenda Juvenil do RS, no ano de 2018, volta a ocupar um lugar entre as prendas do nosso Estado.


Já Laura Schweigert Braseiro é a mais nova 1ª Prenda Juvenil do RS, repetindo o feito que Cristina havia conquistado há cinco anos atrás.


E para coroar ainda mais este momento tão especial, Kelli Pletsch foi escolhida a 1ª Prenda Mirim do RS.


O concurso deste ano envolveu 17 candidatas na categoria mirim, 24 candidatas na categoria juvenil e 18 concorrentes na categoria adulta.


Para conquistar as faixas estaduais, as representantes de Três Passos tiveram de apresentar as virtudes, a cultura, os dotes artísticos e a expressão da mulher gaúcha. E, para demonstrar isso, as candidatas passaram por uma série de testes. A primeira etapa ocorreu na sexta-feira (19), pela manhã. As prendas realizaram uma prova escrita, onde responderam questionamentos sobre a história, a arte e a geografia do Rio Grande do Sul. Durante a tarde e à noite, foi o momento da mostra folclórica, onde as candidatas tiveram de mostrar seus conhecimentos sobre o folclore gaúcho.


Na manhã de sábado, foi a vez das provas artísticas. Nesta etapa, as candidatas apresentaram seus talentos como cantora, musicista, declamadora ou dançarina, apresentando um número de dança de salão gaúcha. À noite, ocorreu a premiação. As provas foram realizadas na Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e o fandango de encerramento e divulgação dos resultados, na Sociedade Amigos do Cassino.


A Ciranda é realizada nas categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades.


Em 2023, a Ciranda de Prendas será realizada na cidade de Rio Grande, de onde vem a 1ª Prenda do estado, Giovana Martins, do Centro Cultual Nativista (CCN) Sentinela do Rio Grande, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada na cidade de Bagé.



CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos, com suas três representantes na gestão estadual de prendas do RS (Foto: 20ª RT / Divulgação)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

183 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page