top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Fiscalização apreende 3 toneladas de alimentos impróprios para o consumo, em Cândido Godói


A Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar RS realizou operação no município de Cândido Godói na terça-feira, 14 de março. Três estabelecimentos um abatedouro e dois mercados, foram fiscalizados e autuados, sendo o abatedouro totalmente interditado. No total, foram apreendidas e inutilizadas aproximadamente três toneladas de produtos impróprios para o consumo.


O abatedouro interditado apresentava condições precárias de higiene, no processamento, armazenamento e transporte de carne – veículo sem refrigeração. O local ainda foi autuado por apresentar irregularidades ambientais e maus-tratos aos animais (inclusive espera para o abate sem água), pois realizava o abate com materiais impróprios (marreta com pino de ferro, proibido há mais de 20 anos por não respeitar o bem-estar do animal no abate humanizado).


Além do abatedouro, o proprietário possuía um mercado no qual comercializava banha e carne sem etiqueta de identificação, carimbos e lacres (itens obrigatórios). Produtos com prazo de validade vencido, sem procedência, armazenados de forma inadequada e com rótulos sobrepostos, foram as irregularidades encontradas durante a ação.


Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho; a promotora de Justiça que atua em substituição em Campina das Missões, Ana Paula Mantay; servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Cândido Godói; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

Fonte e fotos: MP/RS


330 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page