top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Filhote de Jacaré de Papo Amarelo é resgatado em Erechim

Na segunda-feira, 4, os policiais militares, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM), resgataram um filhote de Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), na cidade de Erechim.


Funcionários de uma obra de construção civil informaram, através de contato telefônico, que um jacaré estava no local. Rapidamente, a equipe do 3º BABM foi até o local e, através do manejo adequado para animais silvestres, resgatou o filhote de jacaré-de-papo-amarelo.


O réptil foi encaminhado para avaliação veterinária no Hospital Veterinário da URI - Campus Erechim.


O Jacaré-de-papo-amarelo caracteriza-se pela cor esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Pode viver até 50 anos.


Os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.


Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

74 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page