top of page
cresol.jpg
IPTU 2024 - BANER PORTEL ON LINE.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg
oeste pneus.jpg

Estiagem: sobe para 21 número de municípios do RS em situação de emergência


Já são 21 os municípios do Rio Grande do Sul com decretos de situação de emergência emitidos em razão da estiagem. Os dados foram atualizados pela Defesa Civil nesta quarta-feira (28).


Do total de cidades, Tupanciretã já teve os decretos homologados pelo estado e pela União. O município foi o primeiro a decretar emergência, no dia 1º de dezembro. Júlio de Castilhos já recebeu homologação estadual.


Impacto nos rios


A estiagem não afeta apenas municípios do interior do estado. O baixo nível dos rios que abastecem a Região Metropolitana provoca alerta. O fornecimento de água já foi afetado em Porto Alegre. Em São Leopoldo, alguns bairros em áreas mais extremas chegaram a ficar seis horas sem água no sábado (24). Em muitos pontos, o nível do Rio dos Sinos baixou para 70 centímetros. A prefeitura começou uma campanha pedindo que os moradores reduzam o consumo e o desperdício. O objetivo é evitar medidas como o racionamento de água nos próximos meses.


"O racionamento é algo que se enxerga no horizonte. A gente prevê – não só nós, mas a Defesa Civil, inclusive a Estadual – um período de uma seca muito grande. Os meses de janeiro e fevereiro prometem pouquíssima chuva. Então, de fato, há possibilidade de racionamento se o rio baixar muito", diz Geison Freitas, diretor-geral da Semae, empresa responsável pelo abastecimento na cidade.


Municípios com decreto:


Agudo

Benjamin Constant do Sul

Cerro Branco

Cerro Grande

Cristal do Sul

Cruz Alta

Herval

Jari

Júlio de Castilhos

Maçambará

Manoel Viana

Palmitinho

Pinhal

Redentora

Rolador

Santa Maria

São Gabriel

São Martinho da Serra

São Pedro das Missões

Toropi

Tupanciretã


Fonte: G1/RS

Foto: Marcos Benites - MB Notícias

93 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page