top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
sicoob.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG
banner p.o.jpg

Estado investe em equipamento para melhorar operação de pouso no aeroporto de Santo Ângelo


O aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, deve receber ainda nesta semana o Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação (chamado de Papi Tático), equipamento que auxiliar pilotos na hora do pouso. A compra é providenciada pelo Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria de Logística e Transporte (Selt) do governo do Estado por meio de locação com a Infraero.


Quando instalado – de maneira provisória – o equipamento vai viabilizar a operação de aproximação das aeronaves pela cabeceira 30 do aeroporto. Na cabeceira 12 (voltada para o lado da cidade), a operação continuará a ser feita pelo equipamento existente, até a compra em definitivo do Papi Tático.


Enquanto aguarda a chegada do equipamento provisório, o Estado, por meio do contrato de gestão firmado entre a Infraero e o DAP/Selt, realizará os trâmites para a homologação do Papi Tático no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado ao Ministério da Defesa.


Paralelamente a esse processo, o governo do Estado abriu expediente licitatório visando à aquisição do equipamento para instalação definitiva nas duas cabeceiras da pista do aeroporto. O Edital 0075/2022, que trata da tomada de preços para fornecimento e instalação de equipamentos de auxílio à navegação, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5/12).


“É importante destacar que o governo do Estado está tomando todas as providências para garantir essas operações com a maior brevidade, atendendo todas as etapas necessárias à garantia de segurança no aeroporto”, afirma o secretário de Logística e Transporte, Luiz Gustavo de Souza.


“Por se tratar de uma ação conjunta, com diferentes envolvidos, governo do Estado, governo federal, prefeitura de Santo Ângelo, Infraero, empresas de aviação e empresariado local, desde a autorização para as operações com Boeing 737-800, emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com as condições e restrições existentes, o governo do Estado tomou todas as providências para garantir a segurança e a gestão nas operações do aeroporto”, reforça o diretor do DAP/Selt, Leandro Taborda.


A locação do Papi Tático é mais uma das providências adotadas pelo Estado que, ao sanar essa restrição, irá permitir a utilização em plenitude da pista de pouso e decolagem por aeronaves de maior porte.


Fonte: Ascom Selt

Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

Comments


bottom of page